sexta-feira, 29 de novembro de 2013

As falhas da educação Brasileira - Parte 1


  Você já parou para pensar como o sistema educacional é falho?
  No Brasil a educação é muito precária, principalmente no ensino público, a qualidade de professores é baixa, a autonomia dos professores é muito pequena, o governo investe e se preocupa muito pouco com a educação, programação de ensino fraca que muitas vezes foge do que é cobrado no ensino superior, o conteúdo repassado não é mostrado aplicação, é apenas um sistema de didática igual para milhões de alunos que são milhões de pessoas diferentes, com dificuldades e facilidades diferentes.
  A foto dessa postagem mostra as diferenças de cada aluno e como é dado no fim um jeito de avaliar o mesmo. Você acha isso justo? Provável que não, apenas se você fosse o que saiu ganhando nessa seleção.
  Cada pessoa tem suas dificuldades e sua facilidade para algo, seja falar em público (apresentar um trabalho), fazer uma prova escrita, em ciências exatas, em interpretação de texto, seja o que for são várias coisas que no fim a escola acaba avaliando de uma forma só, sem contar com as diferenças de cada um, fazendo no fim alguns se darem melhor e outros pior. Mas isso não quer dizer que um é mais inteligente ou melhor que outro, apenas que um tem mais facilidade para algo que outro.
  Como seria se você estivesse nessa imagem também e você receberia uma nota da sua capacidade física e metal, e o desafio fosse ficar mais tempo embaixo da água, acharia justo? Você iria se achar mais burro que outros ou menos capacitados que outros por isso? Não, você pode não ser bom em ficar embaixo da água, mas pode ser bom em correr, pensar, aprender, etc. Cada caso tem alguém que é melhor e pior que nós e, isso deve ser levado em conta em cada avaliação para que possa ser justo com todos.
  Outro problema é o conteúdo ensinado de baixa qualidade desde o fundamental ao médio. Quem faz faculdade talvez tenha percebido isso, os professores de universidades cobram algo que você não viu, mas deveria ter sido visto. E isso desencadeia vários problemas, o aluno tem que aprender conteúdo básico e avançado ao mesmo tempo, sendo que muitas vezes não da pra fazer isso, e acaba encontrando grande dificuldades e gerando reprovação na faculdade, e com isso desistência. Mas isso é culpa do aluno? As vezes sim, todo caso sempre há alguns que não se empenham. Porém o principal culpado é a forma de ensino desde fundamental ao médio que é escolhido pelo MEC, e pela ausência do mesmo na fiscalização do ensino e aprimoramento do mesmo.
  Na próxima postagem darei continuidade aos problemas na educação brasileira.

  Não pense que você seja melhor que alguém por ter uma nota melhor que do seu colega, pode ser que a forma avaliada lhe trouxe uma vantagem que o seu colega não teve. Respeite os outros, procure um ensino justo a todos e lute pelo mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário