sábado, 12 de julho de 2014

O romantismo está em extinção?

  Vivemos em tempos caóticos, onde coisas como: carinho, altruísmo, demonstração de afeto entre outros, estão sendo deixados de lado em troca de coisas como: egoísmo, ausência de carinho e demonstração de emoções, algo frio.
  Mas por que isso acontece?
  Antes de mostrar a resposta leia sobre um “resumão” do que as pessoas falaram sobre esse tema.

   Há tempos o ser humano vem passando por transformações, algumas vezes boas e outras nem tanto. Mas em geral essas transformações são para sobreviver ao próprio tempo da melhor forma possível sem sofrer tanto com essas diversas mudanças de pensamento coletivo.
   O Romantismo outrora era visto como algo propício a um relacionamento, era belo. O homem quando era romântico mostrava algo diferente, porém encantador, atraente com: serenatas, cartas, planos de uma vida para conseguir pedir em namoro aquela pessoa a seus pais. Hoje não se vê isso, vê algo fácil, simples, sem planejamento, apenas vivendo e seguindo sem se importar muito com o que está acontecendo a sua volta.
  Após uma pesquisa feita pelos leitores do blog e demais pessoas, mostrou-se grande diferenças entre pensamentos, como já era previsto. Mostrarei os dois lados da  pesquisa e por fim mostrarei o meu ponto de vista sobre as seguintes perguntas que foram feitas:

1) Você acha que a quantidade de homens românticos está decrescendo? Se sim, comente o porquê disto estar acontecendo.
2) Você acha que a quantidade de mulheres românticas está decrescendo? Se sim, comente o porquê disto estar acontecendo.
3) O que seria uma pessoa romântica para você?
4) De 0 à 10 como definiria seu nível de romantismo.

  Ponto de vista 1:
  Em algumas respostas foram afirmado que os homens e mulheres românticos não estão exatamente decrescendo em número, em certa parte eles estão mais escondidos, tímidos, sem uma boa oportunidade para poder demonstrar o seu verdadeiro EU. 
  Essas pessoas como também algumas outras comentam que o HOMEM é bem menos romântico, atencioso, enquanto as MULHERES são românticas por algo natural delas como: dar mais carinho, ser mais atenciosa, mais meiga. 
  Falam que a pessoa romântica é aquela que dá carinho, dá atenção, as vezes até demais.
  Apontam a MULHER como um lado mais belo e romântico, ao contrário do HOMEM que é visto como apenas o sério e sem muitas demonstrações de afeto.
  Em poucos casos é dito que o homem continua no mesmo nível de romantismo, só que não demonstra por causa que as mulheres que não são românticas não dão valor ao mesmo, isso acaba reprimindo o homem romântico e faz com que ele se mantenha "igual aos demais".

   Ponto de vista 2:
  Os outros pontos de vista foram mais críticos, apontaram que tanto o HOMEM quanto a MULHER estão trocando o “eu romântico” para um “eu egoísta e despreocupado”, culpam a própria sociedade por estar desviando o lado belo e colorido de uma relação a dois para um lado preto e branco onde a única visão é o próprio umbigo. Culpam a tecnologia que deixa tudo tão próximo e ao mesmo tempo longe, a facilidade dos relacionamentos. Falam que não vêm mais: pedidos de namoros criativos, dificuldade em confiar o corpo ao outro, dificuldade em conseguir um beijo.
  Um dos maiores posicionamentos foi sobre o "TE AMO" prematuro. Dizem que o -TE AMO se tornou como um -Bom Dia, perdeu a ideia certa sobre o que é o amor ou o peso da palavra AMOR na vida de cada um. Casais demonstram seu "amor" nas redes sociais, sendo que faz duas semanas que se conheceram, com fotos, declarações com imensos textos, mas passa um mês essa pessoa está fazendo outra declaração, só que é para outro alguém. (Para mais informações em: Paixões passadas, relacionamentos presentes)
  Falam que sociedade (pessoas) de hoje corrói o que outrora fora belo, o ser romântico, homem ou mulher, é banalizado como idiota, sonhador, iludido, gay (no caso de homens, pois para a sociedade o homem deve ser o "touro reprodutor"), entre outros.
  Uma parte forte porém verdadeira que uma pessoa respondeu:
  "[...]  E logo a monstruosa pressão social sobre essa pessoa começa: -Poxa, você não vai tirar o BV não? E imagina só se essa pessoa responde: -Não agora, estou esperando conhecer o meu grande amor para dar o primeiro beijo." Imagina o que as pessoas ou se duvidar até você mesmo esteja pensando se algo assim acontecesse. Essa pessoa seria motivo de chacota. Acha isso justo?
  Elas pensam que o ser romântico é atencioso, se preocupa com o companheiro primeiramente antes de si, carinhoso, procura palavras certas e atitudes que possam demonstrar o seu gostar para o outro.

  O MEU ponto de vista:
   Sou levado a acreditar que o romantismo de ambas as partes, homem como mulheres estão decrescendo exponencialmente. Você não vê mais romance a não ser em livros e filmes antigos. O HOMEM sofre uma pressão gigantesca da sociedade e da própria mulher que diz: -Eu queria um cara romântico para namorar, carinhoso, etc... Pois as mesmas pessoas que reclamam da falta de pessoas carinhosas são as que quando as tem ao lado largam para ir atrás de pessoas totalmente diferentes. Se duvidar pergunte a algumas pessoas: -O que você procura em um namorado? Depois da resposta pergunte que tipo de pessoa ela já namorou ou ela namora. Vai se surpreender como as pessoas são contraditórias.
  As MULHERES também sofrem com pressões muitas vezes das próprias "amigas" que levam uma vida de curtição e de relacionamentos rápidos, onde ou você se torna como elas ou perderá a "amizade". Também pode ser quando imaginam que conheceram a pessoa do sonhos essa mesma pessoa faz algo como trair, espalhar a privacidade dela, humilhada de alguma forma. Isso faz com que essa mesma mulher pense: "Se sou romântica e tento ser certa isso acontece, seria melhor eu me importar menos com os outros e pensar só no meu próprio querer e prazer."
  Não culpo o homens ou mulheres que eram românticos e decidiram mudar para levar uma vida normal, sem levar o romantismo muito em conta, pois a pressão é gigantesca, as dores e decepções também são bem maiores. Não é qualquer um que suporta ser taxado de alguém que vive na fantasia apenas por querer algo melhor pra sua vida.
  Homens e mulheres são levados a ter uma vida fácil, de ficas sem sentimentos, de relacionamentos sem compromisso, a transas casuais, a sem importar com outro em uma relação, tudo isso por conta de uma facilidade na própria vida, do tempo que a pessoa teria que gastar para cuidar de um relacionamento sério, de críticas que ela iria receber caso fosse alguém mais romântico.
  Enfim tudo leva para que homens e mulheres se tornem cada vez menos interessada no próprio companheiro para se preocupar apenas consigo. Pra mim ser romântico é ser altruísta, é quem deixa seu orgulho de lado, muitas vezes preferem dar prioridade aos interesses do companheiro ao seu.


  Mas qual seu pensamento sobre o romantismo estar em extinção?

  Essa imagem mostra em partes minha resposta a pergunta feita no começo:
Mas por que isso acontece? O oposto também é verdadeiro:



2 comentários:

  1. Acho que os românticos estão em extinção, pelo menos em grande parte. Pois, as pessoas pararam de perseguir o que querem, deixaram de sonhar, de acreditar, a sociedade está com pessoas frustadas com a vida, "aquele que ainda não encontrou uma causa pela qual morreria ainda não entendeu o significado da vida". Por causa desse destímulo a sociedade deixou de ser romântica. A maioria das pessoas preferem viverem frustadas e sem compromissos à se apegar a algo verdadeiramente. Por outro lado, existem os românticos camuflados, que amam intensamente algo ou alguém, mas com medo de serem taxados de "maricas" ou até mesmis de "veadinhos" escondem o que realmente sentem, isso para os homens. Já para as mulheres, passa por influências da sociedade moderna. Elas adquiriram uma independência financeira e até mesmo emocional, isso é fato. Várias mulheres vivem bem apesar de serem solteiras, devido toda essa independência a mulher busca alguém que seja forte e equilibrado, alguém que lhe passe confiança e que tenha a mesma postura firme que ela. Normalmente elas encontram essa postura firme nos "machões", que não tão raro as decepcionam e esses homens não se dão ao luxo de serem românticos pois, para eles é sinal de fraqueza. Outro problema da sociedade é a banalização do amor, que já apresenta um outro extremo, enquanto uns são extremamente frios, outros amam toda semana uma pessoa diferente. Mas, ainda insisto na tese de que apesar de todo esse esquecimento ou até mesmo ausência do amor, o romantismo é essencial, pois ele nos mantêm vivos, embora toda apatia do mundo em geral, o romantismo é primordial para que possamos continuar a ser HUMANOS.

    ResponderExcluir
  2. O nível de romantismo ao meu ver decresce tanto para homens, quanto para mulheres... Estão se perdendo os valores das coisas simples e que são capazes de permanecer com o tempo. Muitas vezes pelo sentimento impulsivo e imediatista que temos de querer as coisas pra ontem e também pela pressão que se recebe da sociedade. Poucos tem a coragem ou conhecem o prazer de andar de mãos dadas, de deixar em meio as coisas do outro aquele bilhetinho com um poema mesmo que copiado declarando seu sentimento, de uma ligação do nada no meio do dia só pra dizer que está com saudades, daquele beijinho na testa passando proteção. Coisas simples que afagam o coração de românticos incuráveis como eu. . É fato que quando somos românticos, sofremos mais. Nos decepcionamos facilmente se as coisas não atendem as nossas expectativas, mas em contrapartida quando somos felizes, somos intensamente. Vivenciamos cada detalhe. Cada pequeno gesto tem sua grande importância. Acredito que nós deveríamos nos entregar mais, sem medo, sem rodeios, pois -não a nada melhor que em um dia qualquer do lado de quem se ama, conversando ou fazendo qualquer coisa se perceber simplesmente feliz! Isto é impagável, vale uma vida.

    ResponderExcluir