segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Como entender e ajudar alguém que está sofrendo do luto

   Todo mundo já passou, passará ou tem alguém próximo que já passo por esse momento horrível, a perda de um ente querido.
Nesta postagem irei falar sobre algumas etapas que normalmente o luto faz com que as pessoas passem e também, como ajudar quem passou ou passará por isso.

Etapas do Luto: Negação, Raiva, Negociação, Depressão, Aceitação. (Não necessariamente nessa ordem ou que todas aconteçam, varia de caso para caso)

Etapa da Negação: Nessa fase a pessoa nega normalmente a situação, a morte, normalmente essa etapa precisa de bastante cautela na fala, podendo as vezes ser melhor manter em silêncio apenas estando presente, pois não adianta dizer que isso tudo é real, porque ela não quer escutar isso,  podendo piorar a situação de quem está no pesar.
Frases: - Isso não é verdade!
-Isso é um sonho, um pesadelo.

Etapa da Raiva: Aqui, muitas vezes quem passa por isso começa a descontar raiva em tudo, no falecido, em amigos, Deus, etc. É a etapa que as pessoas próximas a ela precisa tomar cuidado e ter paciência, pois ocorre que quem está sofrendo acaba negando ajudas de amigos, as vezes sendo ignorantes, isso pode fazer com quem está querendo ajudar acabe discutindo, assim piorando a situação.
 Frases: -Por que Deus fez isso comigo?
 -Isso não é justo!


Etapa de Negociação: A pessoa começa a querer tratar o acontecimento da sua forma, muitas vezes fazendo promessas religiosas ou pessoais de mudanças. Essa etapa necessita de apoio, para dizer se realmente está seguindo uma direção certa e real, os amigos devem entender que isso pode ser um jeito passageiro da pessoa lidar com a situação, então não deve cobrar dessa pessoa.
Frases: -Vou começar a tratar melhor as pessoas, parar de beber.
-Prometo que irei todas as missas!


Etapa da Depressão: Nessa fase ocorre um sofrimento profundo. Tristeza, culpa, desesperança e medo são emoções bastante comuns. Acaba que se afasta das pessoas, pois neste momento os sentimentos veem a tona. Neste período os amigos devem estar presentes, e mostrar que ele não está só, que podem ajudar, que estarão presente.
Frases: -Eu me odeio!
-O que vou fazer da minha vida agora?
Etapa da Aceitação: Nesse período a pessoa já começa a aceitar o fato, vendo mais pelo lado racional que emocional. Precisa-se de empenho dos colegas para que ela realmente reflita nisso, pois caso essa etapa não seja bem concluída, ela pode fazer com que algumas dúvidas voltem e acabe retrocedendo as antigas etapas.
Frases: -Isso teve uma razão para acontecer.
-Eu preciso continuar a viver.


Coisas que devem ser pensadas antes de falar com alguém:
O que fazer:
  • Escute;
  • Crie confiança;
  • Esteja presente;
  • Tome iniciativa;
  • Seja paciente e compreensivo.
O que não fazer:
  • Não evite contato por não saber como ajudar;
  • Não pressione para que o pesar passe rápido;
  • Não necessariamente evite falar o nome ou sobre à pessoa falecida;
  • Não diga "eu sei como se sente". 
   Deve-se entender que todo mundo passa ou vai passar por etapas assim na vida, seja de uma forma mais branda ou mais complicada, por isso devemos pensar em como ajudar e como agir quando isso acontecer.
   Uma coisa muito comum é quando a pessoa querida morre tem-se a culpa por não ter dito o quanto amava, ou visitado, ou estado mais presente. Deve-se entender que todos somos imperfeitos e não iríamos imaginar o momento que o "Tempo e o imprevisto" virá.

Muitas informações úteis nessa revista:
http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1101994002

Nenhum comentário:

Postar um comentário