sábado, 11 de janeiro de 2014

Você vive com arrependimento de ações passadas?

Você já pensou como seria diferente se você pudesse voltar no tempo por um momento, para mudar uma ação sua, para você fazer diferente?
  Tantas e tantas vezes você deve ter pensado: -SE eu tivesse feito isso, seria diferente. Mas será que seria mesmo? Há coisas em nossa vida que são imutáveis, por exemplo: Você têm interesse por certa pessoa, então você convida-a para sair, mas ela não aceita. Ai você começa a pensar: -Se eu tivesse chamado ela de outra forma ela sairia comigo. Então você teve outra oportunidade (um milagre), então você a convida de outra forma, mas ela continua não aceitando. Você conclui uma coisa, que não importa quantas vezes você tentasse ou fizesse as coisas de outra forma, se ela não sente atração devida por você não influenciará de qual forma você vai abordar ela.
  Então o jeito é aceitar? Basicamente sim (só se você não tiver algum poder de voltar no tempo é claro). O maior problema das pessoas é que elas precisam errar para aprender, isso é do ser humano de aprender com erros, mas você pode tentar fazer de outras formas. Se em cada atitude sua você pensasse mais estaria preparado para o iria acontecer e se você pensar antes de agir poderia também planejar melhor qual ação pode ter mais chances de dar a reação que você quer.
  Há também outro meio que também é muito bom, aprenda com os erros dos outros, escute seus amigos, se um amigo seu por exemplo lhe diz: -Eu andei a noite na rua "fulano de tal" e vi que é muito perigoso naquele horário. Você precisará ir um dia para confirmar o que seu amigo disse ou poderá aprender com a experiência dele?

  Tudo que se faz na vida que muda você, normalmente tudo influência, seja bom ou ruim, então tente se queixar menos a respeito de atos passados, são esses mesmos atos que fizeram o que você é hoje, com suas qualidades e defeitos, forte e experiente, simplesmente VOCÊ!
  Um certo homem idoso falou a seguinte frase para um jovem: -Queria ter a sua idade e a experiência de vida que eu tenho hoje, eu faria as coisas diferentes, não cometeria os mesmos erros. Então esse certo jovem resolveu conversar com essa pessoa mais velha para aprender suas experiências (claro que nem tudo se aprende em palavras) para poder evitar tais possíveis erros que poderia cometer. Então por que você não pode fazer o mesmo, aprender com os erros dessas pessoas mais velhas e experientes que cercam sua vida?
  Para você viver de uma maneira plena e com satisfação de suas ações, viva seu dia como se fosse o seu último (é difícil, mas é possível), tente ver que cada dia seu é especial e que ele não volta, então para evitar arrependimentos viva intensamente (claro que com juízo). Há um filme que retrata muito bem tudo isso, Questão de tempo (About time) sugiro que você assista.
  Não viva para que sua presença seja notada, mas para que sua falta seja sentida. (Bob Marley)

4 comentários:

  1. Acho isso de Carpe Diem um pouco perigosa, há sim um amanhã, e esse pensamento de viver os dias como se fosse o último, aproveitar o momento, é uma desculpa para de fazer o que se quer, ter uma ilusão de que a vida é melhor só por você aproveitar o momento, mas a ideia de viver livremente é bem tentadora e cheias de erros também.

    ResponderExcluir
  2. Patrícia, não é exatamente o Carpe Diem que quis dizer. É pq quando sabemos normalmente quando temos pouco tempo, aproveitamos melhor as pessoas, os momentos, é por exemplo: Um namoro que existe à distância, quando os namorados se veem normalmente eles tentam aproveitar ao máximo esse tempo juntos. E isso que eu falo, não para não pensar no amanhã, mas que viva para não viver com culpas depois. Desejar bom dia a quem você não fala normalmente, conversar com quem não conversa, essas coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que no texto eu vi um pouco de Carpe Diem, mas entendi o que você quis dizer. Você poderia fazer um texto sobre esse assunto? É tema de tantas poesias clássicas e Epicurismo. Fica a dica.

      Excluir
  3. Posso anotar, se eu achar que da para fazer um bom texto eu postarei sim, obrigado de qualquer forma Patrícia :D

    ResponderExcluir