sábado, 25 de janeiro de 2014

Relacionamentos criados nas redes sociais

  Hoje o que mais existe na internet são redes sociais e, como o nome diz são usadas para “sociabilizar”, mas será que as relações são realmente verdadeiras?
  Nas redes sociais têm-se a facilidade de manter contato com várias pessoas, seja quão distante elas estejam, pode-se também conhecer pessoas novas que tenham gostos parecidos com os seus,  a pessoa pode também “maquiar” o seu “eu”, podendo assim ser uma pessoa diferente, na qual sempre sonhou ser.
  Os sites de socialização aproxima muita gente que normalmente seria inviável manter uma conversa de um jeito mais tradicional, com cartas, e-mails, ligações. Isso é um grande avanço na questão de aproximação de pessoas, porém da mesma forma que tem um lado bom ela possui um lado ruim também.
  Com as rede sociais você acaba conhecendo muita gente, podendo ter milhares de "amigos", mas você acaba conhecendo-os superficialmente, por mais questionamentos que você faça a esses novos conhecidos eles poderão esconder o seu lado verdadeiro. Por exemplo: Você conhece uma pessoa que se diz parecida contigo,você acha ela uma pessoa linda por foto (editadas), ela diz que curte as mesmas bandas que você, mas o que ocorre na verdade a pessoa atrás do computador se diz parecida para ter assuntos, sua beleza é mediana, pois todas imperfeições ela esconde em fotos editadas, ela escuta uma única música da banda que você curte, porquê escutou ela na rádio. O que resulta que as pessoas podem esconder quem é pela internet. Outro exemplo que acontece muito é a questão de respostas dadas em redes sociais. Você começa a conversar com certa pessoa e a conversa flui, meio lentamente, mas flui, as respostas demoram cerca de 3 a 4 minutos para serem respondidas, então você começa a perguntar sobre algum acontecimento atual ou assunto mais inteligente, e depois de uns 6 minutos essa pessoa lhe responde, você se encanta com o conhecimento dela, do seu lado culto, de palavras complicadas, nenhum erro ortográfico, mas será isso realidade? Resultado: A cada pergunta que você fazia, essa pessoa pensava uns 3 minutos para responder em média, o que pode fazer com que ela tivesse tempo suficiente para pensar nas melhores respostas para te impressionar, quando as perguntas começaram a ficar mais complicadas, essa pessoa simplesmente buscou o conhecimento rápido na internet e depois de uma leitura superficial lhe respondeu algo que 5 minutos atrás ele não sabia, porém você não sabe disso e ficou impressionado com o conhecimento de mundo dela.
  Por mais que a pessoa tente ser verdadeira, lhe responda rápido, ela tem um tempo para pensar nas respostas, não está se comportando como se estivesse pessoalmente, olho no olho, pois interação é muito complicada para algumas pessoas. Existe coisas que apenas o olhar e os gestos das pessoas podem dizer sobre ela, e não apenas palavras ditas em um sms por exemplo.
  Existem inúmeros problemas em redes sociais, mas falarei apenas de mais uma. Também ocorre das pessoas se viciarem nela, e com isso acabam esquecendo que a verdadeira socialização é feita pessoalmente, quando existia aquela coisa de sair para uma praça com os amigos, de ir na casa dos mesmos para conversar. (Para mais informações sobre a ausência por conta da tecnologia: Somos mais presentes ou ausentes).
  Claro que no fim há exceções, há amizades e relacionamentos por redes sociais talvez mais verdadeiros do que muitos pessoalmente, porém são minoria, então não pense que tudo o que a pessoa diz por redes sociais seja realmente os pensamentos reais dela, ela pode muitas vezes mascarar o seu "eu" para arrancar atenções.

  "Aproveite melhor dos dois mundos, aproxime-se de pessoas que a distância não deixaria caso fosse pessoalmente, mas não esqueça que existe um mundo lá fora."

4 comentários:

  1. Relacionamentos por rede sociais é uma perda de tempo as pessoas são mentirosas, se camuflam pedindo atenção, talvez esteja sendo um pouco rude mas nunca vi um dando certo. Acho que isso acontece, pois as pessoas não tem nenhum tipo de afeto, são pessoas antissociais possuem poucos amigos e buscam em relacionamento em uma rede social, quando na verdade deveriam tratar suas dificuldades em relacionamentos, e tentar fazer amigos ter contato com outras pessoas, tem de haver um limite entre a tecnologia e a vida de quem a usa. Seu texto ficou muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia, respeito seu comentário, mas não posso concordar, eu uso redes sociais, tenho amigos que com o tempo tive a chance de conhecer que tinha falado pela primeira vez por uma rede social, e somos amigos até hoje. Mas a casos e casos. A maioria das pessoas se camuflam, alteram a si próprio, mas nem todos...
      De qlqr forma concordo que é melhor tempo investido em aprimorar a si mesmo rs :)

      Excluir
    2. Talvez eu tenha generalizado, é um distração que as vezes dá certo como no seu caso.

      Excluir
    3. :D
      Mas de qlqr forma obrigado pelos comentários... Engrandecem as postagens...

      Excluir