terça-feira, 7 de janeiro de 2014

O grande problema da falsa maturidade das crianças de hoje

  Você acha que as crianças estão com entendimento do mundo antes do tempo?
  Pesquisas mostram que um terço (1/3) das crianças com menos de 10 anos possuem um celular, acha pouco? Pois não é, é muito celular sem necessidade. E pelo andar da carruagem você começa a perceber que as crianças estão perdendo essa etapa da vida, onde havia brincadeiras como esconde-esconde, pega-pega, tomar banho na chuva, andar de bicicleta, mãe-da-rua, brincar de carrinho (meninos) e bonecas (meninas), jogar bola; Como também ouvir aquelas histórias sobre o bicho papão, chapeuzinho-vermelho, o homem do saco, saci, entre outras; Pior de tudo... Elas não estudam mais, é muito difícil uma criança pegar em algum livro para estudar, pois seus "amigos" não estudam, dizem que estudar é para quem é idiota (se os amigos dessa criança fazem isso para ela não se sentir excluída acaba aderindo isso na vida dela também).
  As crianças hoje em dia procuram apenas passar o dia no celular, ficar tirando foto para postar no facebook para ganhar curtidas. Vão para a casa de uma colega para ficar conversando pelo "Whats". Buscam atenção das demais crianças sem se importar com o que precisam para isso. Querem namorar aos 11 anos, escutam músicas que denigrem imagem a imagem da mulher e as vezes até do homem, assistem programas que normalmente são bem acima da idade recomendada. Sabem coisas sobre sexo que talvez você até hoje não sabe.
  Mas isso acontece por quê?
  Normalmente isso ocorre pela ausência da educação familiar, a família está tão ausente na vida de seu filho que ele acaba aprendendo tudo conforme escuta de outras pessoas e faz o que acha certo. O pior disso é que se os pais não educar o filho o quanto antes, ele acabará se tornando arrogante pensando que já sabe de tudo e que não precisa da educação dos pais agora.
  Quando os pais não estão presentes na vida educacional do filho, ele aprende com outras pessoas ou em outros lugares, principalmente em massas de informações como a TV e a internet. Assim ele acaba aprendendo de uma forma errada e muitas vezes não apropriada para a idade dele.
  Um dos maiores males causados também pela ausência dos pais é a conhecida e existente pedofilia. Quando os pais não sabem o que o filho está acessando ou com quem ele está conversando se torna um alvo fácil para os pedófilos quando encontram as crianças que se dizem "adultas", mas que não conhece a malícia real do mundo.




  E o que fazer para mudar essa pseudo-maturidade dessas crianças?
Se você for pai/mãe ou conhecer alguém que seja, veja essas dicas:
  • Não tenha pressa em dar um celular para a criança, por mais que ela peça um celular só irá atrasar a vida escolar, atenção e o tempo que ela usaria fazendo coisas realmente de crianças;
  • Se for dar acesso a internet para ela, dê acesso controlado e fique supervisionando o que a criança acessa e com quem ela fala, pode até parecer uma falta de privacidade, mas é melhor se manter informado do que descobrir uma má notícia de outra forma;
  • Busque incentivar a literatura infantil para a criança, deixe ela passar por etapas, fantasias que são tão mágicas ou mais fantásticas do que um romance ou uma ação para um adulto;
  •  A maioria dos canais de TV e filmes tem idade recomendada e não é a toa, é para que seja seguido de acordo com a idade, se você tratar isso como sem importância vai deixar o seu filho (ou de alguém conhecido) de uns 8 anos assistir cenas de sexo que muitas vezes passa em novelas das nove;
  • Busque orientar a criança sobre o certo e errado, sexo, respeito, não conversar com estranhos, dizer obrigado, com licença, essas "palavras mágicas" e ensinamentos que não se dão mais pelo visto. Pois se você não ensinar vai haver alguém que ensine e provavelmente de um jeito deturpado;
  Essas e outras dicas serão úteis na vida dessa criança e futuramente na vida dos pais, pois não precisarão "perder a cabeça" preocupados como o filho está depois de mais velho.
"Uma base bem feita consegue manter uma grande estrutura."

2 comentários:

  1. Excelente texto, realmente as crianças estão cada vez mais precoces, acho que isso se deve pelo os hábitos estarem mudando também, com toda essa tecnologia as pessoas se esquecem de ter contato com outras pessoas o que você colocou no texto do Whats é realmente a realidade das crianças de hoje.

    ResponderExcluir
  2. Eu não coloquei mais coisas pois o texto já estava ficando comprido, mas a maioria das crianças que não tem celular aproveita melhor a infância com brincadeiras de suas idades, essas são as que os pais não têm condições de comprar um celular ou computador.
    É uma triste realidade a que vivemos.

    ResponderExcluir