terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Ser solidário é mais fácil do que você imagina

Será que você pode ajudar alguém necessitado?
Enchente no Estado de Espírito Santo em um dos 2/3 municípios alagados

  Ajudar o próximo pode ser mais simples do que parece. Se uma pessoa vem a sua casa pedindo algo para comer, você poderia muito bem lhe dar um prato de comida que muitas vezes acaba indo para o lixo, poderia compartilhar o pão que as vezes sobra do dia. Se alguém que você conhece está doente, você poderia muito bem ajudar com remédios que talvez você tenha guardado em casa, poderia dar um apoio moral, fazendo brincadeiras com a pessoa enferma. Se alguém pedir alguma roupa é certeza que você tenha algumas roupas que não usa mais para poder dar a essa pessoa.

Mas por que você deveria ajudar a outra pessoa, gastando seu tempo e conforto?
  Poderia ser dado vários motivos. Dependendo da sua conduta religiosa, ajudar o próximo é algo totalmente necessário para ser uma boa pessoa. Para os crentes  na Bíblia: (Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Mateus 25:34-40).
  Também pelo motivo da satisfação pessoal, ao você ajudar o outro você percebe que sua vida não é sem sentido, que você pode fazer algo mais, que ao receber um obrigado sincero você abre um sorriso mais sincero ainda, e que não há dinheiro que possa comprar esses momentos que só se pode ter quando faz o bem sem ver a quem.
  E por um motivo muito simples, o mundo dá voltas, em um momento você pode ter uma mansão, achar que não precisa de ajuda de ninguém, porém acontece o que ocorreu no ES onde houve grandes chuvas que ocasionou enchentes e no fim mais de 60.000 pessoas estão desabrigadas, dentre eles, ricos, pessoas  de classes médias, pobres, ateus, católicos, todo tipo de pessoa sem distinção. E se você estivesse entre eles e se as pessoas ajudassem você conforme você ajudou a outras pessoas no passado, você receberia alguma ajuda? 
  O que você faz você recebe de volta em dobro, se você ajuda alguém em um momento de necessidade haverá pessoas lhe ajudando também haverá um auxílio quando estiver com dificuldades (que pode ter certeza que haverá esses momentos difíceis em sua vida). Uma mão lava a outra e assim por diante. E num caso como de ES apesar de uma ajuda mais presente não possa ser dada por motivo da distância, pode ser feito campanhas para arrecadar alimentos, roupas, remédios, e entregar a um corpo de bombeiros próximo ao seu município que ele se encarregará de enviar para lá.

  Realmente não há desculpas para quem quer ajudar... Se você quer fazer o bem as únicas dificuldades que irão atrapalhar você são as que você mesmo criar.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Amizade

  Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio, sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo.
  Uma palavra tão forte e tão bonita, que muitas vezes é vista como algo comum e sem importância, sendo deixada muitas vezes de lado. Mas... Você sabe diferenciar um colega de um amigo?  Muitas pessoas têm o problema entre entender o que é um colega e o que é um amigo, assim, acabam exigindo de um colega (que na verdade não se interessa tanto por você e não tem praticamente nenhum relacionamento mais a fundo contigo) responsabilidades que só um amigo tem para com você.
  Um colega muitas vezes só tem alguma afinidade contigo, por exemplo, estuda na mesma escola, trabalha contigo, tendo talvez algum gosto em comum, mas difícil passar disso. Esse colega não vê muita importância em buscar algo mais concreto, duradouro nessa relação, pensando as vezes que você pode ser substituído.
  Porém as vezes a pessoa só conhece realmente quem é amigo na hora da precisão, pois na maioria das ocasiões quando você não possui um problema, esses colegas não têm que fazer esforço para que você se sinta bem e, isso faz com o que o colega acabe parecendo um amigo, mas quando aparece uma dificuldade que necessite de apoio de um verdadeiro amigo, esses colegas se afastam ai você realmente analisa quem realmente são seus amigos.
  Uma amizade verdade seja ela de infância ou não, mostra-lhe conforto, proteção, sinceridade (que muitas vezes é difícil de ser escutada), ombro amigo quando necessário, sorrisos, choros, aventuras, raivas... Enfim, como uma frase diz: "Amigos são irmãos que moram em casas diferentes"
  Deixarei uma história em quadrinhos contar melhor sobre amizade feita pelo grande grande Maurício de Sousa, tirem suas conclusões sobre uma verdadeira amizade após ler esses quadrinhos.











terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Religião e o que ela realmente representa


O que você pensa quando perguntam: - Para que serve a religião? 

  Por vários motivos as pessoas acabam desacreditando da religião, seja por corrupção, informação falsa, ciência, religiosos hipócritas, história da igreja, entre outros. Por essas coisas acabam levando o conceito religioso para um caminho distorcido e as vezes único, que é simplesmente que a religião serve apenas para explicar o que não entendemos e dar um conforto para uma falsa esperança de vida eterna. Mas será que a religião é isso mesmo?
  Muitas vezes as pessoas confundem a religião com quem a frequenta, seria como julgar as pessoas uma nação por algumas pessoas que infringi a lei.

  Existe diversas religiões, talvez para todos os gostos, mas na maioria em si, os conceitos religiosos são estes:

  • Suas atitudes influenciarão o seu futuro, fazer algo bom poderá lhe trazer coisas boas, o oposto também serve;
  • Ajudar o próximo, independente de quem ele seja;
  • Respeitar pai e a mãe;
  • Não matar, roubar, cobiçar a mulher do próximo;
  • Dificuldades na sua vida poderão vir, mas o que você fizer para enfrentá-las é o que determina o seu futuro;
  • A hipocrisia é pior que a ignorância, pois você erra sabendo o correto;
  • Respeitar a natureza para o seu próprio bem.

  Se você perceber são pensamentos que se têm hoje dia no código de conduta de para ser uma pessoa boa, é o senso de justiça que vemos.
  A pessoa que seguir os mandamentos da igreja (em sua maioria) será uma pessoa muito boa, da mesma forma que a pessoa que segue a constituição do seu país (também em sua maioria) será um bom cidadão.
  Não veja a religião como um grupo de pessoas que não acreditam na razão, que são fanáticos, que sua crença e fé é uma besteira. Normalmente quem tem a alguma religião em sua vida (desde que não seja fanático) ela desenvolve a leitura, cria responsabilidades, cria um senso moral sobre justiça, tem respeito para com o próximo, não faz o uso de drogas (bebidas, cigarros, ou outros).
  Se você não crê em Deus ou seja o que for, não faça disso sua ignorância para quem acredita, a religião possui lados positivos assim como o ateísmo. 

"A pessoa que acredita no futuro esperançoso da religião, tanto vive mais feliz em busca do mesmo, como faz esforços para alcançar esse futuro."

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

A importância da leitura na vida das pessoas

 Você tem o hábito de ler?


  Se sim, você já deve ter sentido as gratificações “devorar” um bom livro, seja um romance, ficção científica, terror, política, história, etc.
  A leitura sempre vai fazer-lhe: viajar, imaginar, encantar, apaixonar. Traz-lhe também qualidades como de: aprimorar seu senso crítico, expandir sua visão de mundo, facilidade para interpretar e aprender coisas novas, enriquecimento de vocabulário, possuir assuntos interessantes, aprimorar o desenvolvimento do indivíduo principalmente quando novo, conquistar liberdade de conhecer mundos reais e irreais sem precisar realmente sair de casa, etc.
  Em uma pesquisa em uma sala de aula (de nível superior) mostra que em média 1em cada 10 alunos tem o hábito da leitura. Isso é apenas 10%, é muito pouco! Pesquisas mostram que a média de livros lidos por brasileiro no ano é menos que um livro por ano, apenas um livro!
  Mas por que a leitura é tão ausente na vida das pessoas? Existem vários fatores, entre eles que ler desde o ensino fundamental é visto como apenas algo obrigatório, não é mostrado as qualidades de uma pessoa que cultiva a leitura na vida, apenas forçam os alunos a lerem um livro para avaliar o mesmo, como muitos sabem quando é algo obrigado acaba sendo feito de qualquer jeito, sem prazer na ação. Outro fator causador é a própria família, os pais não se interessam em ler para os filhos, não possuem esse hábito da leitura e, ainda por cima, preferem presentar os seus filhos de 4 a 10 anos de idade com uma maquiagem, um celular, um simples brinquedo que às vezes custa centenas de reais que a dar aos seus filhos um livro.
  O maior erro das pessoas é pensar que é tarde para criar esse hábito de ler, a leitura não tem idade, seja uma criança a um idoso, a leitura é um companheiro que você pode levar a qualquer lugar e pode lhe transformar em que você quiser. Leia e deixe sua imaginação fluir. Se você convive com crianças ensine elas a ter esse grande hábito da interpretação de livros. Não espere que as crianças próximas de você aprendam algo na escola que não é ensinado em casa.
  Saber ler e não praticar a leitura é como estar trancado em casa possuindo a chave da porta, você fica preso a um mundo que sabe sobre ele é apenas o que lhe é repassado sobre o mesmo sendo que você possui capacidade de conhecer sozinho.
  A leitura te liberta da incrível ignorância que cerca muitas pessoas, a leitura lhe faz ser quem você talvez pensasse que nunca seria, seja um grande e poderoso mago a um simples camponês, como também lhe leva a um lugar onde jamais imaginaria estar, seja em um mundo encantado de Nárnia as pirâmides do Egito.
  Uma pessoa que lê é temida pelos opressores e respeitada pelas pessoas de bem.
 

  “Um livro pode ser uma arma para os ignorantes, pode ser a chave de uma corrente para um prisioneiro, pode ser a riqueza para um sábio, pode ser o amor ainda não encontrado, pode ser o que você permitir que seja.”

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

A música que você escuta mostra quem você é

  Você já parou para pensar como a música influência sua vida? Como ela demonstra quem você é no seu EU interior?


  A muitos anos atrás a música já fazia parte da vida das pessoas, podendo ser para realização de rituais, festas, louvores, funerais, ou apenas para apreciar algo diferente, uma bela melodia. E por incrível que pareça ela continua firme e forte em nossas vidas, muito presente na vida de uns e em outros um pouco menos, mas sempre presente.
  Para alguns a música é uma representação do ser, da sua alma, do seu humor, sentimentos, para outros é apenas um som agradável. Mas o bom ouvinte sabe usar a música como forma de expressão, basta você saber que tipo de música a pessoa escuta para conhecer um pouco sobre ela.
  E você se expressa ou deixa a música dizer o que você é ou sente? Você já deve ter passado por aqueles momentos de que por mais que goste muito de uma banda, mas seu humor está para outro ritmo. Isso mostra suas emoções não está apropriado no momento para o tipo de música, se você pensar a fundo verá que é mais ou menos assim. Quando a pessoa está mais agitada, ela gosta mais de escutar músicas com ritmos rápidos, porém quando está mais triste, ou calma, escuta músicas mais lentas, com uma letra para refletir.
  Mas a BOA MÚSICA pode fazer diferença no seu modo de ver o mundo. Boas músicas possui boas letras (ou um ritmo harmonioso para pessoas mais cultas na área da música) e a música é como livro, se você entendê-la passará ver o mundo de uma outra forma. A boa música faz você imaginar, refletir, se iludir, lhe encantar, lhe apaixonar, lhe agitar, lhe enriquece mentalmente, diferente de músicas que apenas pioram sua mente com palavras obscenas e letras que falam mal de mulheres, uso de drogas, e beber, você pode até pensar que você não é influenciado por esse tipo de música, mas só por escutar você começa a ver essas situações como algo normal, e isso é errado. 
  A música assim como a dança lhe faz se expressar sem necessitar de palavras exatamente. Escolha músicas de qualidades para você ouvir, e deixem que as outras pessoas lhe conheçam por elas. Se você tiver músicas em seu celular que falam de mulheres como objetos e se alguém escutá-las o que essa pessoa poderá pensar de você? Que você não respeita as mulheres. Se gosta de escutar músicas com letras românticas e alguém escutar elas pensará que você é alguém mais romântico, que é mais sentimental, etc. E assim por diante, basta você escolher as músicas que lhe caracterizam. Não escolha uma música apenas pelo ritmo, elas podem até ter um ritmo legal para dançar, mas se a letra demonstra promiscuidade, incentivo a bebidas, ela não é algo muito bom. É como escolher um livro apenas pela capa, ele pode ser lindo olhando pela capa, mas seu conteúdo pode não ser o melhor para ler.

                                                 Deixa a música dizer quem você é!

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

As falhas da educação Brasileira - Parte 2


  Você já deve ter pensado que em escola pública é muito mais fácil passar de ano que em uma particular, mas você sabe o por quê?
  Não aprofundarei na questão do conteúdo de ensino, pois a particular se vai mais além nos conteúdos escolares e tem mais autonomia sobre o que será repassado para os alunos do que na escola pública, pois as escolas públicas tem uma grade de ensino feitas pelo MEC (Ministério de Educação).
  A escola acaba recebendo pelo índice de aprovação dos alunos, isso quer dizer que, quanto mais alunos forem aprovados maior será a renda (entre outros fatores que também influenciam na renda da escola). Ai os professores acabam sendo obrigados a ter que passar os alunos por causa da gestão escolar dar uma ordem de não reprovar ninguém, consequentemente os professores perdem a autonomia na sala, acha isso correto? Provavelmente não!  O índice de aprovação trás benefícios para a ESCOLA e não para os alunos, pois de que adianta a escola e os gestores receberem mais se os alunos não aprendem?! O que acaba acontecendo é que a escola ganha assim a gestão acaba ganhando mais (desvios), e os alunos como a imagem mostra, acabam sendo aprovados sem mal saber ler e escrever, como já presenciei em minha vida estudantil. Ai depois você analisa os dados do ENEM, índice de aprovação em faculdades, olimpíadas de português, matemática, física, é uma média tão baixa que, agora você sabe o porquê isso ocorre.
  Outro coisa que ocorre, os professores ficam incapacitados de avaliar o aluno, pois de que adianta eles terem a sua didática o ano todo, se no fim são obrigados a passar os seus alunos? De nada! Isso desmotiva o professor a inovar, a se empenhar nesse difícil trabalho que é lecionar.
  A escola com uma baixa reprovação acaba mostrando para fora da dos portões que é uma escola exemplo, que os alunos realmente aprendem, isso por causa do marketing que ela faz, mas na verdade é o oposto, se torna tão fácil que ninguém ou quase ninguém reprova.
  Então como resolver isso? Primeiramente deveria dar autonomia aos professores, para avaliar os alunos conforme os alunos tenham desenvolvido. Segundo, o dinheiro para a escola deve vir de acordo com outras coisas, como as notas dos alunos nas provas do estado, do município, pelas notas do aluno no ENEM, etc. Pois mostraria realmente que os alunos estão aprendendo e, não que eles apenas estão frequentando para ganhar uma bolsa família para a sua família.

  "Busque informa-se sobre a educação na sua cidade, junte-se com os professores e tente mudar isso junto a eles fazendo reclamações e sugestões ao MEC, pois a educação brasileira não pode ser mais motivo de risos."

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

As falhas da educação Brasileira - Parte 1


  Você já parou para pensar como o sistema educacional é falho?
  No Brasil a educação é muito precária, principalmente no ensino público, a qualidade de professores é baixa, a autonomia dos professores é muito pequena, o governo investe e se preocupa muito pouco com a educação, programação de ensino fraca que muitas vezes foge do que é cobrado no ensino superior, o conteúdo repassado não é mostrado aplicação, é apenas um sistema de didática igual para milhões de alunos que são milhões de pessoas diferentes, com dificuldades e facilidades diferentes.
  A foto dessa postagem mostra as diferenças de cada aluno e como é dado no fim um jeito de avaliar o mesmo. Você acha isso justo? Provável que não, apenas se você fosse o que saiu ganhando nessa seleção.
  Cada pessoa tem suas dificuldades e sua facilidade para algo, seja falar em público (apresentar um trabalho), fazer uma prova escrita, em ciências exatas, em interpretação de texto, seja o que for são várias coisas que no fim a escola acaba avaliando de uma forma só, sem contar com as diferenças de cada um, fazendo no fim alguns se darem melhor e outros pior. Mas isso não quer dizer que um é mais inteligente ou melhor que outro, apenas que um tem mais facilidade para algo que outro.
  Como seria se você estivesse nessa imagem também e você receberia uma nota da sua capacidade física e metal, e o desafio fosse ficar mais tempo embaixo da água, acharia justo? Você iria se achar mais burro que outros ou menos capacitados que outros por isso? Não, você pode não ser bom em ficar embaixo da água, mas pode ser bom em correr, pensar, aprender, etc. Cada caso tem alguém que é melhor e pior que nós e, isso deve ser levado em conta em cada avaliação para que possa ser justo com todos.
  Outro problema é o conteúdo ensinado de baixa qualidade desde o fundamental ao médio. Quem faz faculdade talvez tenha percebido isso, os professores de universidades cobram algo que você não viu, mas deveria ter sido visto. E isso desencadeia vários problemas, o aluno tem que aprender conteúdo básico e avançado ao mesmo tempo, sendo que muitas vezes não da pra fazer isso, e acaba encontrando grande dificuldades e gerando reprovação na faculdade, e com isso desistência. Mas isso é culpa do aluno? As vezes sim, todo caso sempre há alguns que não se empenham. Porém o principal culpado é a forma de ensino desde fundamental ao médio que é escolhido pelo MEC, e pela ausência do mesmo na fiscalização do ensino e aprimoramento do mesmo.
  Na próxima postagem darei continuidade aos problemas na educação brasileira.

  Não pense que você seja melhor que alguém por ter uma nota melhor que do seu colega, pode ser que a forma avaliada lhe trouxe uma vantagem que o seu colega não teve. Respeite os outros, procure um ensino justo a todos e lute pelo mesmo.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Sua ação mostra o que você defende?

  Gostaria de compartilhar um texto com vocês que vi. Fala sobre como muitas pessoas (seja em questão religiosa ou não), dizem algo, mas não veem que estão fazendo o oposto do que pregam. 

  "O pastor João Luiz Gimenes Reis caminhou ao redor da igreja por 30 minutos enquanto ela se enchia de pessoas para o culto. Somente 3 de cada 7 das 10.000 pessoas diziam "oi" para ele.
   O pastor João Luiz Gimenes Reis se disfarçou de mendigo e foi a igreja de 10 mil membros onde ia ser apresentado como pastor principal pela manhã. Caminhou ao redor da igreja por 30 minutos enquanto ela se enchia de pessoas para o culto. Somente 3 de cada 7 das 10.000 pessoas diziam "oi" para ele. Para algumas pessoas, ele pediu moedas para comprar comida. Ninguém na Igreja lhe deu algo. Entrou no templo e tentou sentar-se na parte da frente, mas os diáconos o pediram que ele se sentasse na parte de trás da igreja. Ele cumprimentava as pessoas que o devolviam olhares sujos e de julgamento ao olhá-lo de cima à baixo.

   Enquanto estava sentado na parte de trás da igreja, escutou os anuncios do culto e logo em seguida a liderança subiu ao altar e anunciaram que se sentiam emocionados em apresentar o novo pastor da congreação: "Gostariamos de apresentar à vocês o Pastor Jeremias Steepek". As pessoas olharam ao redor aplaudindo com alegria e ansiedade. Foi quando o homem sem lar, o mendigo que se sentava nos últimos bancos, se colocou em pé e começou a caminhar pelo corredor. Os aplausos pararam. E todos o olhavam. Ele se aproximou do altar e pegou o microfone. Conteve-se por um momento e falou:


   “Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que foi preparado para vocês desde a criação do mundo. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’. “Então os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?’ “O Rei responderá: ‘Digo a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’."

   Depois de haver recitado o texto de Mateus 25:34-40, olhou a congregação e lhes contou tudo que havia experimentado aquela manhã. Muitos começaram a chorar, muitas cabeças se inclinaram pela vergonha. O pastor disse então: "Hoje vejo uma reunião de pessoas, não a Igreja de Jesus Cristo. O mundo tem pessoas suficientes, mas não suficientes discípulos. Quando vocês se tornarão discípulos?". Logo depois, encerrou o culto e despediu-se: "Até semana que vem"! Ser cristão é mais que algo que você defende. É algo que vive e compartilha com outras pessoas. 


  O texto mostra muito bem o que muitas pessoas acabam defendendo, mas no fim não vivem, ou seguem sua palavra. E como uma simples atitude pode fazer com que as pessoas reflitam em suas ações, conduta para consigo e o para com próximo. Mas você faz o que diz?
  As vezes as pessoas por saber de algo, defender algo, acha que já está vivendo de acordo disso, como no caso da religião ou regras de um grupo social, mas é muito trabalhoso para o saber e utilizar isso na sua vida. Precisa-se de que todo dia lembre o que você busca, o que você prega e como você pretende usar isso em sua vida e, assim demonstrar em ações.

  Busque fazer ações segundo suas palavras e suas crenças. De nada adianta acreditar em algo se suas ações provam o contrário. Não minta para si mesmo, seja verdadeiro consigo que assim você poderá mudar essa hipocrisia que pode estar presente na sua vida.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Pequenas atitudes podem fazer com que tenhamos um futuro melhor



  O que você faz para que não tenha esse futuro?
  Você percebe a responsabilidade que tem para com as gerações futuras? Se sim, suas ações mostra suas preocupações? Vale a pena parar e refletir antes de continuar com o texto.
  Você já deve ter percebido que o homem a cada dia que passa se torna mais egoísta, usando todos os meios para se destacar entre os demais, principalmente em questões financeiras. Muitas vezes quem sofre com isso é o próprio homem e também a Natureza.
  Se você não viu, já deve ter ouvido falar sobre o desmatamento, sobre lixos jogados na natureza, áreas verdes sendo devastadas para construir cidades, entre outras. Isso tudo gera grandes mudanças na qualidade e no custo de vida de cada ser.
  Não se possui muita água potável comparado a quantidade de água que há na Terra e mesmo assim pessoas poluem a pouca água potável, animais em extinções, florestas desaparecendo, isso tudo culpa do ego do homem. Não apenas isto, tem também problemas "menores" como lixo que entope esgoto, enorme quantidade de produtos, muitas vezes não podendo ser reciclados,  sendo seu destino a própria natureza. Enfim, o que pode ser feito para mudar isso?
  Isso tanto é um problema do ego humano, como também de costumes e cultura humana. E tudo isso pode ser mudado, se você estiver disposto a ajudar.

  Faça pequenas mudanças, como:
  • Quando for comprar algum produto por exemplo se for algo pequeno, recuse sacolas plásticas (elas levam mais de 100 anos para decompor na natureza!), ou use sacolas biodegradáveis;
  • Não jogue lixo na rua, se acabou de consumir algo se não tiver uma lixeira por perto, leve consigo o que for para jogar fora até achar um lixo na rua, como por exemplo, acabou de consumir um chiclete, guarde o plástico no bolso e espere achar um lixeiro para jogar o plástico na lixo; 
  • Se sua cidade possui coleta seletiva, busque separar os tipos de lixos para a reciclagem de materiais;
  • Quando comprar um produto veja se este é reciclável;
  • Se você consome sempre produtos de uma certa empresa, olhe se a mesma possui algum gesto para com o meio ambiente, se seus produtos são repostos na natureza, etc;
  • Busque na secretaria de meio ambiente de sua cidade mudas para plantar-las uma vez por ano; 
  • Se informe e explique aos outros as consequências de atitudes que podem prejudicar a natureza e, consequentemente o seu futuro e de seus filhos;
  • Quando possível troque o carro ou moto, por andar de bicicleta ou andar a pé (tanto ajuda com a diminuição da poluição como também é mais saudável); 
  • Quando possível também, busque andar em ônibus do que andar apenas você num carro, ou organize com pessoas que vão para os mesmos lugares que você para dar carona, evitando você e seus amigos sair em vários carros (que acaba poluindo bastante), sendo que poderiam andar no mesmo carro evitando essa poluição gerada. 
  São pequenas ações que vão gerar mudanças necessárias para diminuir o efeito gerado pelo homem. Questões como o desmatamento, gestão política ao meio ambiente, que são complicado de se resolver, mas se você fizer apenas as coisas que têm no texto já fará muita mudança na sua vida e na vida de outras gerações posteriores. Você se sentirá bem tanto por ter uma vida mais saudável, como também por estar fazendo sua parte para melhorar o mundo.
  Não deixe o futuro de todos acabar por um ego seu!

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Você não é insignificante



  Quem nunca pensou que seria insignificante diante de alguma situação, não sabe o que é ficar triste por achar que não pode ser feito nada.
  Mas será mesmo você um ser insignificante? Claro que não! Por mais que muitas vezes parecemos pequenos diante de situações grandes, sempre fazemos diferença, seja uma pequena mudança ou uma grande transformação, isso depende de você.
  As vezes esse achismo faz com que as ações acabem não acontecendo por medo delas não terem mudanças e serem energia desperdiçada sem algum retorno.
  Mas apesar dos riscos as ações são os geradores de grandes mudanças, as vezes você pode pensar por exemplo: - Não posso combater a corrupção no Brasil, não há nada que eu possa fazer. Mas são as pequenas ações como se informar, explicar aos outros sobre a mesma, unir pessoas com esse mesmo desejo faz com que as mudanças ocorram. O que não vai mudar nada é se você não tiver nenhuma ação, ou acreditar realmente que é insignificante.
  Você já deve ter pensado que uma pessoa muita legal não iria querer nada contigo, uma simples amizade ou até algo mais, mas se surpreendeu quando você se arriscou em tomar uma atitude simples como falar com ela e no que acabou se desenrolando.
   Esse pensamento de achar-se insignificante é um grande problema, mas com uma solução simples. Posso citar meu exemplo: Pensava que o que eu sabia não poderia ser repassado, que eu ia ser apenas mais uma pessoa egoísta que o que aprende guarda para si e não gera mudanças no mundo. Mas eu me arrisquei criei esse blog que você lê, posso não gerar a mudança que queria em seu pensamento, mas é um começo.
  Muitas vezes as pessoas têm que ser pressionadas para poder ter ações. Se você já fez parte de algum projeto, grupo social, ou qualquer coisa que necessita de uma liderança, já passou por aquele medo de não se sentir grande suficiente para assumir uma liderança de guiar os outros, mas pela ocasião você teve que seguir e tomar a liderança do grupo e se surpreendeu com o que você acabou fazendo.
  Você pode imaginar que suas atitudes não têm efeitos, que elas não mudam e são insignificantes, mas sempre elas terão algum efeito, bom ou ruim, mas terão, se você acreditar que pode gerar mudanças você terá mais chances de conseguir as mudanças desejadas.
  As vezes precisa-se de um empurrãozinho para que a pessoa possa conseguir fazer algo, precisa-se as vezes de um amigo chegar e dizer: -"Você é uma gota neste grande oceano, mas sem ela o oceano seria menor.". Por isso é sempre bom ter boas companhias para lhe guiar e lhe engrandecer e mostrar que você não é apenas mais um, e sim que você é a pessoa que pode mudar o seu meio, que pode alcançar as mudanças que quiser, se você acreditar, se você arriscar, se você lutar, se você perseverar até o fim.

Então... Acredite, arrisque-se, lute, e assim mostre que você não é mais um!

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Um grande poder está nas suas mãos

   Você já pensou no tamanho do poder que tem na suas mãos? Com o poder do voto, sim o voto, você pode escolher o futuro que você quer, se usar bem esse poder, um ótimo futuro, cheio de transformações boas, porém se não souber usá-lo, poderá ter um futuro cheio de problemas, com uma má qualidade de vida, etc.
  Apesar de as urnas apresentarem falhas, não serem tão seguras, até o momento é o jeito que temos de indicar alguém ao poder é através do voto. Algumas pessoas estão tentando mudar a urna para que ela seja segura, que possamos ter certeza se votamos no Fulano esse voto não vá para Sicrano. Mas até que a urna seja realmente segura, temos que nos contentar com a urna eletrônica atual. Caso tenha dúvidas de sua segurança ficarei feliz em tirar essas dúvidas.
  Muitas pessoas dizem que querem votar nulo para não apoiar ninguém, pois todos são corruptos, ou mesmo não querem ajudar alguém a entrar no poder para não contribuir caso esse candidato vire corrupto. Eu mesmo costumava pensar assim, porém mudei de pensamento, pois seria um grande poder (voto) desperdiçado. Então o que fazer?
  Procure se informar de todos os candidatos das suas reais intenções, do por quê de ele estar se candidatando, quem são seus aliados, se esses aliados não serão apenas um apoio financeiro que o partido terá que devolver depois de assumir o poder, o passado dos candidatos, se ele já foi acusado de alguma coisa, se o partido dele está envolvido em sistema de corrupção, esse tipo de coisa. 

  Mas pera ai! Não são muitas coisas pra pesquisar? Não, isso é pouco, essa pessoa em quem você vai votar ela assumirá seu respectivo cargo, cuidando do seu dinheiro, da sua cidade, estado e país, ele que irá ajudar a decidir o futuro, que irá escolher a educação de seus filhos, sua saúde dependerá das escolhas dele, entre tantas coisas que não é aceito uma desculpa para não pesquisar sobre o candidato. Ainda por cima, você não gasta seu tempo aprendendo sobre seu time, sobre o próximo capítulo da novela, da vida dos outros, do artista ou da sua banda preferida? Por que então não vai dar atenção a algo mais importante que é o seu futuro?
  Não apenas se informe, faça melhor: informe-se e repasse aos outros, assim fará sua parte e ajudará aos outros a ter a verdade sobre os candidatos. Não procure votar pelas chances dos candidatos, vote no que lhe parecer mais honesto, que lhe condiz com seu senso de política e gestão para você e seu país.

  Não venda seu voto, o dinheiro que iria receber seria recuperado em dobro dos nosso próprios bolsos, fora que você não poderá reclamar da gestão do candidato, pois vendeu-se a ele. Se alguém lhe oferecer pra comprar seu voto grave e denuncie o mesmo. Isso mostra a forma como esse candidato faz política.
  Faça uma escolha consciente, mostre que realmente se preocupa com seu futuro e do seu próximo. Não vote em branco ou nulo (é a mesma coisa na contagem dos votos) jogando ele fora, use seu poder sabiamente, assim trará um futuro agradável e bom para todos.


segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Uma nova esperança surge para o Brasil

  Com a ida de milhões de brasileiros às ruas no dia 17 de Junho, o Brasil vem conquistando atenção do mundo, não pelo futebol, mas pelas manifestações e acontecimentos políticos que vem ocorrendo de uma forma muito rápida, comparada a tempos passados. O Julgamento do mensalão, protestos em todo o Brasil, a revolta da população contra a copa e seus super-gastos, e neste dia 15 de Novembro de 2013, dia da Proclamação da República, decisão do grande exemplo, Joaquim Barbosa, de expedir prisão dos mensaleiros.
  O Brasil deu um grande salto com o julgamento do mensalão, muitas pessoas não acreditavam que os mensaleiros fossem ser condenados, que no final a grande máfia do PT fosse continuar sem receber um real julgamento. Felizmente eles foram condenados, apesar de alguns ministros como Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski que mostram claramente que estavam tentando defender os mensaleiros e que sua posição PTista.
  O Ministro Joaquim Barbosa conduziu muito bem o julgamento e, mostrou um forte posicionamento em relação a real justiça, e que não importa quem esteja provocando injustiça o que fez tem que ser pago.
  Com essa grande conquista dos Brasileiros, as pessoas ficaram esperançosas com possível mudanças no Brasil. Após um grande chamado convocando a população para a rua e por uma mudança de 20 centavos no preço do transporte público, gerou um grande movimento, que não chamou apenas a atenção dos políticos brasileiros, mas de todo o mundo. Chegou a ter mais de 2 milhões de pessoas no dia 17 de Junho deste ano.
  Os protestos nas ruas teve várias dificuldades, de começo foi a incrível violência da Polícia nos manifestantes, que isso gerou mais revolta. Também a mídia manipula muito a forma que o real acontecimento é, fazendo as vezes as pessoas inocentes serem culpadas. Houve também muitas pessoas que iam para protestos para vandalizar, embora também tinham policiais infiltrados as vezes. E por fim, a mídia deixou parecer que foi apenas uma semana de protesto. Mas isso não é verdade. Os protestos continuaram, e ainda sim continuam na luta mostrado apenas pela internet, pois as emissoras de TV não querem dar apoio a população, que querem: combate a corrupção, a prisão dos mensaleiros, os incríveis gastos com a Copa do Mundo, diminuição de impostos, entre tantas coisas que não caberiam palavras apenas em uma postagem.
  Por fim o presidente do STF, Joaquim Barbosa, expediu nesta sexta mandados de prisão, que por fim no sábado alguns mensaleiros tiveram que ficar num pequeno prédio sob controle da Polícia Federal. É maravilhoso saber que os mensaleiros estão vivendo com: Banho frio, beliche com colchão de espuma e almoço servido em marmitex de alumínio e colher de plástico.
  O grande presidente do STF mostra que seu senso de justiça continua forte, e eu, espero que ele continue mostrando o porquê ele é realmente o presidente do STF.

  As mudanças não vão parar por ai, enquanto houver pessoas lutando por mudanças, mesmo lentamente elas irão ocorrer, e eu espero contribuir e que você também contribua para que essas mudanças ocorram. Uma maneira de mudar isso é pelo voto, que falarei na próxima postagem. 



  Sem mais, uma foto da pessoa que auxiliou muito nessas mudanças neste país.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

As pessoas românticas estão extintas?

 Será que o romantismo acabou?
Muitas pessoas (homens e mulheres) reclamam de não encontrar alguém romântico, carinhoso, atencioso, criativo, essas coisas de alguém romântico. Mas isso realmente é verdade?
  Sem dúvida, as pessoas com essas qualidades estão realmente escassas, mas elas existem, agora o real problema é quando elas aparecem, talvez você não dê as chance para elas, ou talvez as troque por alguém mais bonito, com carro, por ser mais popular, ou mesmo que não se importe realmente contigo.
  Muitas gente diz: - Eu queria uma pessoa romântica para poder namorar. Mas o que realmente acontece? Aparece esse alguém para ela(e), porém ela não mostra o devido interesse, porém aparece alguém que mostra que não quer nada com nada e, assim essa pessoa que desejava alguém que tenha romantismo perde sua oportunidade para dar atenção para essa pessoa que mostra não ter interesse por nada ou ninguém. A foto abaixo explica bem essa situação.
Realidade do romantismo hoje
































  As pessoas românticas por serem mais atenciosas, sofrem mais com a rejeição do que as pessoas que não se importa com quem tem o relacionamento. Esses seres escassos acabam tendo medo de mostrar quem realmente são e seu verdadeiro potencial, pois quando mostram acabam sofrendo com a contradição das pessoas de dizer que gostam de pessoas românticas e ao mesmo tempo procuram alguém que não tenha nada disso. Não é a toa que as pessoas que se consideravam românticas, tentam deixar essa sua rara qualidade de lado, pois não há mais quem se interesse por esse tipo de coisa hoje.  
  O meloso hoje é considerado passado, coisa gay (quando são homens), e a vida de "pegar e não se apegar" é que é considerado correto nessa sociedade, algo apenas casual, sem compromisso e sem dar atenção aos interesses do outro. Você acha isso certo?
  Caso você realmente se interesse por pessoas com essas qualidades mais "melosas" quando achar, dê realmente a atenção devida, mostre que é isso que admira, as vezes essa oportunidade por esse alguém passa e as vezes não há uma nova oportunidade, pois a cada dia essa "espécie" está mais rara.

Você valoriza a essa pessoa quando à encontra?

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Mostra-se preocupado com o próximo com ações e não palavras

  Como muitas pessoas pensam que ajudam o mundo: 


  Você já parou para pensar no mundo a sua volta? Em pessoas que precisam de sua ajuda?
  Muitas vezes as pessoas esquecem do mundo em que vive, em um mundo de fome, miséria, doenças e pobreza. Acham que por não estar passando por isso não devia ligar para quem passa, ou quando "se importa" faz uma atitude tão vã como a desta da foto.
  Você já fez algo para ajudar alguém? Uma simples ação de juntar suas roupas que não lhe serve mais ao invés de jogar fora dar para pessoas necessitadas já é uma boa ação.
  O maior problema que vejo é um falso moralismo, muitos se dizem preocupados, colocam fotos e publicações de estarem preocupados para com os necessitados, mas se chega alguém lhe pedindo um simples pão, a pessoa olha como uma repulsa incrível, com um olhar quase monstruoso para a pessoa carente, como se ela fosse um monstro, uma criatura repugnante que não merecesse nem um simples: - Não tenho nada sr. para ajudá-lo. (mesmo que seja uma mentira).
  Ocorreu uma história comigo que fiquei muito triste e com nojo de certas pessoas: Estava eu esperando as pessoas almoçarem para poder seguir de viagem no ônibus. Na calçada apareceu um sr. com idade bem avançada, mal vestido, estava pedindo ajuda, eu já havia conversado com ele algumas vezes, mas eu realmente não tinha nada mesmo para ajudar, tanto que não almocei na parada, mas ao se aproximar de uma menina bonita, inteligente, pois a conhecia, ela olhou para ele com um desprezo, se afastou dele rapidamente e depois de uma distância "segura" ela passou a falar mal do sr. Isso me chateou demais, vejo o quanto as pessoas olham para o seu próprio umbigo e não veem a realidade do próximo.
  Você acha que não tem como ajudar o próximo? Você não tem dinheiro, roupa ou alimento para dar alguém e acha que isso é suficiente como desculpa para não ajudar ninguém? Errado... Eu sempre que tenho roupas velhas dou para alguém que precisa, mas certa vez, me senti culpado por não fazer nada para pessoas que realmente necessita, pessoas que dormem com frio, com a mesma roupa por não terem algo para se cobrir ou roupas para vestir. Então decidi chamar meus amigos para me ajudar a arrecadar roupas de porta em porta para dar para pessoas carentes da cidade no natal católico (estávamos em dezembro).       Então apenas dois amigos meus me ajudaram (Iago e Cairo) a ir de porta em porta em um bairro da cidade pedindo roupas e muitas vezes recebendo um anfitrião não muito agradável, e por incrível que pareça conseguimos muitas e muitas roupas em apenas um sábado, as pessoas perguntavam se era uma ação de algum grupo social e eu tinha a felicidade de dizer que era apenas para ajudar as pessoas de bairros carentes.
  Procure algum amigo, um grupo social, a assistência social da sua cidade, faça uma campanha junto a ela, como arrecadar alimentos, roupas ou até mesmo um dia de brincadeiras com as pessoas carentes. Não precisa ser algo grandioso, as vezes o pouco que se pode dar já é suficiente para ajudar alguém.
  Mas não faça para se sentir bem ou para se vangloriar, faça porque é o certo a fazer. E o mais importante, caso você mostra-se em palavras preocupado com as pessoas, mostre isso em ações, não seja mais um falso moralista que vive de boa impressão, mas no fim não faz nada.


  "Tens de amar o teu próximo como a ti mesmo" (Mateus 22:39)

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Como escolher/achar um amigo de verdade?

   No mundo em que se vive da para notar que se pode ter quantos "amigos" quiser, porém um verdadeiro amigo, fiel, que lhe respeita e lhe ensine algo importante para sua vida, esse parece estar em extinção.
   Toda pessoa que se preze busca ótimas qualidades em amigos, como: que ele possa nos apegar mais que a um irmão, que possamos confiar sem medo de magoarmos, entre tantas coisas.
   Mas você tem realmente amigos de verdade? Está procurando alguém para lhe engrandecer ou alguém apenas para tirar proveito?
   Não se deve procurar uma cópia sua para ser seu amigo. Esse amigo deve ter ótimas qualidades, as vezes as que falta em você. Procure um amigo que possa lhe acrescentar algo de bom, que busque entender seus conceitos e pensamentos, que escute e não apenas queira falar, e que esteja disposto a abrir mão de suas próprias vontades para ajudar você quando precisar.
   Você já teve aquele amigo, por mais ocupado que estivesse se você pedisse algo importante ele arrumava tempo para lhe ajudar? Esse sim é "o" amigo.
   Cuidado para não confundir um colega com um amigo, pois nem sempre todos que parecem ter boas intenções realmente tem, as vezes fazem pensando em tirar proveito em situações futuras.

Nem todo que lhe estende a mão realmente quer lhe ajudar.


   Mas então, como se faz para saber quem é realmente um amigo? O vídeo abaixo mostra muito bem cada detalhe de um amigo de verdade, preste bem atenção aos detalhes.

   As vezes sabe-se de pessoas que tem ótimas qualidades e poderiam ser ótimos amigos, porém por timidez não é tomada a iniciativa e, assim perde-se também uma oportunidade de fazer um ótimo amigo. Deve-se tomar uma atitude! Fale, não espere que a pessoa lhe procure, se realmente acha ela boas qualidades você mesmo deve ir atrás, pois talvez ela não saiba das qualidades que você têm.
   O mais importante numa relação, principalmente amizade, é esta: "Faça o que gostaria que fizessem com você e não faça algo a um amigo que não queria que lhe fizessem."
Seguindo isso, você saberá o que pode estar sendo chato para um amigo seu e o que você está fazendo de bom para com ele.

Uma boa e verdadeira amizade lhe persegue para a vida toda.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Direcione sua atenção as pessoas certas

Hoje como antigamente mostra-se que não há como agradar a todos em nossa volta, pois como cada um possui maneiras diferentes de ver e de fazer as coisas, então não importa o que você tente fazer sempre terá alguém que não gostou de sua atitude.
A foto abaixo mostra isso como realmente é:


  Aquela grande e real frase também diz isso: "Nem Jesus Cristo, um ser perfeito, agradou a todos, por que você vai agradar?"
  Por mais que você tente esforçar-se sempre terá alguém para lhe colocar para baixo ou para criticar o seu ponto de vista ou ação. Se você parar de ter atitudes pensando nos outros começam a dizer que é egoísta. Porém se procurar agradar a todos você vai sentir-se mal, pois muitos não irão notar seu esforço e assim não irão agradecer-lhe, ajudar-lhe quando precisar, ou mesmo retribuir com um pequeno esforço da parte deles. O que deve ser feito então, pois se tenta pensar nos outros magoa-se por eles não notarem ou retribuírem, mas se começa a fazer as coisas para si, é criticado e taxado como egoísta?
Uma amiga e junto com minhas leituras diárias da bíblia me mostraram que você deve procurar agradar as pessoas certas, as mais próximas e as que você sabe que realmente sabe que merece esforço, como: Amigos, namorados, familiares e marido. Como saber quem são realmente meus amigos? (mostrarei isso na próxima postagem)
Quando Jesus veio, ele não procurou agradar a todos, ele procurou as pessoas certas para ensinar-lhes, as pessoas que se mostravam disposta a escutar-lhe, enquanto pessoas tentavam falar-lhe mal ou não queria sua presença, ele apenas "sacudia o pó de sua roupagem exterior" e ia para outros lugares ensinar quem queria. Então é assim que deve-se portar, procure agradar seus amigos, se eles mostram que não gostam de suas atitudes e se você faz tudo certo procure mudar sua atenção a outra pessoa, as pessoas que gostam realmente de você vão entender seus objetivos e seus esforços para agradá-las.
Portanto pensando em si e nas pessoas certas terá tempo para importar com você, como para dar atenção a quem realmente merece, pessoas que mostram que gostam de você e fazem esforços para agradar-lhe.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Orgulho, algo que não leva a nada

   Hoje as pessoas vivem com muito estresse e com isso gera muitos conflitos com pessoas muitas vezes próximas de nós e, por orgulho as vezes de pedir desculpas ou mesmo aceitar o erro da outra pessoa deixam de lado uma amizade, um amor, um alguém que era muito importante na sua vida.
  Este texto que mostrarei a seguir mostra como o orgulho separa alguém importante e como uma coisa simples pode mudar isso.

 Os irmãos fazendeiros e o construtor
   Conta-se que um fazendeiro estava havia muito tempo sem falar com seu irmão, que morava do outro lado do rio.
   Ele acordava e olhava para o outro lado do rio, praticamente todos os dias, e via a casa de seu irmão.
   Ambos prosperavam.
   Portanto, pode-se imaginar que não era a inveja que os mantinha distantes.
   Esse fazendeiro tinha uma considerável quantidade de madeira estocada, para uma única finalidade: fazer uma cerca bem alta a fim de que nunca mais conseguisse ver a fazenda de seu irmão, do outro lado do rio.
   Um dia, entretanto, ao amanhecer, apareceu um homem à fazenda dele dizendo ser carpinteiro e necessitar de trabalho. O fazendeiro se animou:
- Olha, vê aquela madeira ali? Quero que faça uma cerca bem alta. Assim, nunca mais verei a fazenda do meu irmão. Não verei a cara dele. Nem me comunicarei mais com ninguém de lá.
- Tudo bem. - respondeu o carpinteiro.
- Vou ficar o dia inteiro ausente. - disse-lhe o fazendeiro. - Você encontra na oficina toda a ferramenta que precisar. Lembre-se: quero que faça uma cerca bem alta!
   O carpinteiro anuiu com um balançar de cabeça que "sim".
   O fazendeiro se afastou com a família e deixou-o a construir a cerca.
   Só que, ao final do dia, quando voltou, em vez da cerca, o fazendeiro encontrou uma ponte ligando as duas margens do rio.
   Já ia blasfemar contra o carpinteiro, quando viu o irmão sobre a ponte, vindo para sua fazenda. Ele correu ao encontro do irmão para brigar com ele. Porém, ao contrário, se abraçaram e choraram muito, dizendo um ao outro:
- Nuca mais vamos nos separar! Eu te amo, meu irmão!
- Eu te amo também, meu irmão!
   Depois disso, o fazendeiro voltou para agradecer ao carpinteiro e pedir a ele que ficasse na fazenda. O carpinteiro lhe respondeu:
- Tenho de prosseguir meu caminho pois. Se ficar deixarei de construir outras pontes.
   E, ainda do caminho, antes de desaparecer, o homem voltou o rosto ao fazendeiro terno e agradecido e lhe disse:
- Tenho muitas pontes para construir no mundo. Acredite!

    Pode-se ver que por motivos tão simples ou complexos uma simples "ponte" pode resolver muito.
Orgulho nunca mostrou-se algo bom, nunca trouxe algo proveitoso, apenas inimizades e intrigas. Caso você mostre que deixou o seu orgulho de lado em prol a um relacionamento que tinha, seja ele de qual tipo for, isso mostra algo em você bonito, que você considera mais a pessoa a quem deseja fazer as pazes do que à uma intriga que tiveram, que busca estar próximo a esse alguém.
   O trabalho para controlar o orgulho é algo complicado, mas possível, busque mudar isso em pequenas coisas como: Se fez algo errado, peça desculpas. Se alguém lhe fez algo errado, se ela mostra-se arrependida ou que não queria no fundo fazer isso, perdoe-a. Com isso você vai ver que terá construído muitas "pontes" invés de "muros/cercas" e verá que esse seu ato de deixar o orgulho de lado lhe trouxesse grandes coisas, como uma grande amizade, ou um relacionamento mais tranquilo sem tantas brigas.
Mas e você já busca vai buscar fazer uma ponte ou uma cerca?

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Como entender e ajudar alguém que está sofrendo do luto

   Todo mundo já passou, passará ou tem alguém próximo que já passo por esse momento horrível, a perda de um ente querido.
Nesta postagem irei falar sobre algumas etapas que normalmente o luto faz com que as pessoas passem e também, como ajudar quem passou ou passará por isso.

Etapas do Luto: Negação, Raiva, Negociação, Depressão, Aceitação. (Não necessariamente nessa ordem ou que todas aconteçam, varia de caso para caso)

Etapa da Negação: Nessa fase a pessoa nega normalmente a situação, a morte, normalmente essa etapa precisa de bastante cautela na fala, podendo as vezes ser melhor manter em silêncio apenas estando presente, pois não adianta dizer que isso tudo é real, porque ela não quer escutar isso,  podendo piorar a situação de quem está no pesar.
Frases: - Isso não é verdade!
-Isso é um sonho, um pesadelo.

Etapa da Raiva: Aqui, muitas vezes quem passa por isso começa a descontar raiva em tudo, no falecido, em amigos, Deus, etc. É a etapa que as pessoas próximas a ela precisa tomar cuidado e ter paciência, pois ocorre que quem está sofrendo acaba negando ajudas de amigos, as vezes sendo ignorantes, isso pode fazer com quem está querendo ajudar acabe discutindo, assim piorando a situação.
 Frases: -Por que Deus fez isso comigo?
 -Isso não é justo!


Etapa de Negociação: A pessoa começa a querer tratar o acontecimento da sua forma, muitas vezes fazendo promessas religiosas ou pessoais de mudanças. Essa etapa necessita de apoio, para dizer se realmente está seguindo uma direção certa e real, os amigos devem entender que isso pode ser um jeito passageiro da pessoa lidar com a situação, então não deve cobrar dessa pessoa.
Frases: -Vou começar a tratar melhor as pessoas, parar de beber.
-Prometo que irei todas as missas!


Etapa da Depressão: Nessa fase ocorre um sofrimento profundo. Tristeza, culpa, desesperança e medo são emoções bastante comuns. Acaba que se afasta das pessoas, pois neste momento os sentimentos veem a tona. Neste período os amigos devem estar presentes, e mostrar que ele não está só, que podem ajudar, que estarão presente.
Frases: -Eu me odeio!
-O que vou fazer da minha vida agora?
Etapa da Aceitação: Nesse período a pessoa já começa a aceitar o fato, vendo mais pelo lado racional que emocional. Precisa-se de empenho dos colegas para que ela realmente reflita nisso, pois caso essa etapa não seja bem concluída, ela pode fazer com que algumas dúvidas voltem e acabe retrocedendo as antigas etapas.
Frases: -Isso teve uma razão para acontecer.
-Eu preciso continuar a viver.


Coisas que devem ser pensadas antes de falar com alguém:
O que fazer:
  • Escute;
  • Crie confiança;
  • Esteja presente;
  • Tome iniciativa;
  • Seja paciente e compreensivo.
O que não fazer:
  • Não evite contato por não saber como ajudar;
  • Não pressione para que o pesar passe rápido;
  • Não necessariamente evite falar o nome ou sobre à pessoa falecida;
  • Não diga "eu sei como se sente". 
   Deve-se entender que todo mundo passa ou vai passar por etapas assim na vida, seja de uma forma mais branda ou mais complicada, por isso devemos pensar em como ajudar e como agir quando isso acontecer.
   Uma coisa muito comum é quando a pessoa querida morre tem-se a culpa por não ter dito o quanto amava, ou visitado, ou estado mais presente. Deve-se entender que todos somos imperfeitos e não iríamos imaginar o momento que o "Tempo e o imprevisto" virá.

Muitas informações úteis nessa revista:
http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1101994002

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Tempo e atenção, requisitos mínimos para criar um filho


  "Nos primeiros meses, você não sabia falar uma palavra, mas todos queriam falar com você.  Mas, quando aprendeu a falar e precisava que alguém o ouvisse, quase todos se calaram.
   De fato, esse mundo é incompreensível. Quando as crianças nascem elas são especiais, o centro do mundo, mas pouco a pouco muitos adultos as deixam na periferia de suas vidas. Os beijos e as carícias evaporam-se. Os pais trabalham para o futuro dos seus filhos, querem lhes dar o mundo, mas não têm tempo para dar a si mesmo." 
Augusto Cury

   Será que estão dando realmente a atenção e o tempo necessário para criar um filho? Por mais que muitas vezes os pais acabem querendo criar uma estabilidade melhor para seu filho num futuro próximo, esquecem de criar o estado emocional do mesmo, para um futuro árduo que é o mundo à fora. Necessita realmente gastar o seu tempo de atenção e presença com seu filho para conseguir um dinheiro que ajudará a conseguir uma "estabilidade" como muitos pais dizem?

   Hoje percebe-se cada vez mais ausência dos pais na criação dos filhos e, na falta de objetivos para com os eles. E será que quando tem tempo usa-o sabiamente?
  Existem coisas que deve procurar fazer desde cedo, caso contrário poderá ter grandes consequências em um futuro não muito distante... Mesmo você, que não tenha filho, vale analisar, pois um dia poderá ser pai/mãe, ou mesmo ajudar na criação de alguém. Olhe a foto e verifique cada detalhe e as consequências que pode causar caso você deixe acontecer.


   Pode parecer um pouco radical demais, mas é em pequenos detalhes que se faz a personalidade de um indivíduo, se pequenos erros não são corrigidos eles crescem e podem chegar a um tempo que não poderá reverter a situação.

   Procure criar seu filho com amor, atenção, carinho, tempo e acima de tudo conversa. O diálogo na criação e na manutenção de um relacionamento é essencial. Mesmo que esteja difícil ter um tempo livre, use o que tiver. As vezes abdique o seu tempo de descanso para dar atenção ao seu filho. Isso no momento pode parecer cansativo, trabalhoso, mas ficará agradecido por não ter que passar o resto da sua vida preocupado com ele, por não ter uma "base" forte a onde se estruturar.
   Mas se possível antes mesmo de ter um filho, busque objetivos que quer estruturar nele, embora não seja simples assim, mas pensar: -Quero ensinar sobre a importância de Deus em nossa vida, mostrar a importância de respeitar os pais, de estudar um pouco a cada dia, de ler um livro. Tudo isso sendo trabalhado em cima vai gerar frutos de acordo com a atenção que você da a esses objetivos de criação que você estabelece.

 "A semente boa em solo excelente produz também frutos excelentes."