sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Casamento

  Se você pensa um dia em casar, imagina que ele vai ser para sempre?
  O casamento é algo que está ficando cada vez mais tardio na vida das pessoas, elas estão buscando estabilidade, conforto, estudos para assim talvez poderem se casar. Isso é um grande avanço, pois as pessoas estão pensando mais no futuro antes de se arriscar em um casamento, porém com essa escolha as pessoas acabam demorando muito para escolher uma pessoa para viver ao seu lado e, quando escolhe acaba escolhendo apressadamente sem pensar muito bem se essa pessoa poderá ser "compatível" consigo. Ou acontece simplesmente o oposto, os adolescentes acabam se apaixonando por uma pessoa, acabam pensando que ela será o grande amor de sua vida... Consequência, casamento prematuro, pois não chegam a namorar um ano, nenhum dos dois têm condições de manter uma casa e já estão se casando. Consequentemente, acontece algo que é considerado simples na sociedade atual... Divórcio.

  O divórcio em si foi uma grande conquista, mas ele está sendo usado de uma forma não pensada. Casamentos estão sendo tratados como os eletrodomésticos hoje, se da um problema arruma outro. E na verdade ele não é para ser assim.
  Os casamentos de hoje têm uma duração pequena se for comparada a tempos atrás, embora casamentos antigos muitas vezes fossem arranjados não impedia que eles passassem décadas juntos, por mais contrastante que as características do casal fosse, eles buscavam resolver seus problemas juntos, talvez eles não vivessem como em um conto de fadas, mas viveriam bem o suficiente para cuidar um do outro até a velhice, algo quase impossível de se ver hoje.
  Mas por que o divórcio está tão presente na vida dos casais atualmente?
  Um grande motivo é porquê as pessoas quando procuram casar já vão certas de que se houver problemas, se for algo complicado ou que não dê para resolver facilmente pode-se pedir o divórcio e então "ficará tudo resolvido". E com isso nas primeiras dificuldades há um fim de um casamento que muitas vezes não passa de dois anos.

  Um grande problema gerado pelo divorcio é que muitos casais não pensam muito na família em si, eles podem ter filhos, mas caso eles divorciem não procuram saber como ficará o filho na situação tendo pais separados. Ocorre que os filhos ficam desamparados, perdidos sem muitas vezes entender o motivo da separação, sem ter um pai presente ou mãe presente na sua vida. Por mais que um ou outro se empenhe para cobrir o vazio de pai ou mãe não é a mesma coisa.
   O casamento é como uma criação de uma nova família e, como uma boa família ela não é desfeita, por mais que haja problemas devem tentar soluções antes de qualquer ação mais radical. Gênesis 2:24 diz: 'Por isso é que o homem deixará seu pai e sua mãe, e tem de se apegar à sua esposa, e eles têm de tornar-se uma só carne." E como uma só carne ela não deve ser desfeita. Porém isso não ocorre no casamento de hoje em dia.

  Esta imagem por si só diz muita coisa... Veja e reflita:




  "As pessoas casadas e as que pretendem casar devem procurar resolver os problemas e não ficar fugindo deles."

sábado, 25 de janeiro de 2014

Relacionamentos criados nas redes sociais

  Hoje o que mais existe na internet são redes sociais e, como o nome diz são usadas para “sociabilizar”, mas será que as relações são realmente verdadeiras?
  Nas redes sociais têm-se a facilidade de manter contato com várias pessoas, seja quão distante elas estejam, pode-se também conhecer pessoas novas que tenham gostos parecidos com os seus,  a pessoa pode também “maquiar” o seu “eu”, podendo assim ser uma pessoa diferente, na qual sempre sonhou ser.
  Os sites de socialização aproxima muita gente que normalmente seria inviável manter uma conversa de um jeito mais tradicional, com cartas, e-mails, ligações. Isso é um grande avanço na questão de aproximação de pessoas, porém da mesma forma que tem um lado bom ela possui um lado ruim também.
  Com as rede sociais você acaba conhecendo muita gente, podendo ter milhares de "amigos", mas você acaba conhecendo-os superficialmente, por mais questionamentos que você faça a esses novos conhecidos eles poderão esconder o seu lado verdadeiro. Por exemplo: Você conhece uma pessoa que se diz parecida contigo,você acha ela uma pessoa linda por foto (editadas), ela diz que curte as mesmas bandas que você, mas o que ocorre na verdade a pessoa atrás do computador se diz parecida para ter assuntos, sua beleza é mediana, pois todas imperfeições ela esconde em fotos editadas, ela escuta uma única música da banda que você curte, porquê escutou ela na rádio. O que resulta que as pessoas podem esconder quem é pela internet. Outro exemplo que acontece muito é a questão de respostas dadas em redes sociais. Você começa a conversar com certa pessoa e a conversa flui, meio lentamente, mas flui, as respostas demoram cerca de 3 a 4 minutos para serem respondidas, então você começa a perguntar sobre algum acontecimento atual ou assunto mais inteligente, e depois de uns 6 minutos essa pessoa lhe responde, você se encanta com o conhecimento dela, do seu lado culto, de palavras complicadas, nenhum erro ortográfico, mas será isso realidade? Resultado: A cada pergunta que você fazia, essa pessoa pensava uns 3 minutos para responder em média, o que pode fazer com que ela tivesse tempo suficiente para pensar nas melhores respostas para te impressionar, quando as perguntas começaram a ficar mais complicadas, essa pessoa simplesmente buscou o conhecimento rápido na internet e depois de uma leitura superficial lhe respondeu algo que 5 minutos atrás ele não sabia, porém você não sabe disso e ficou impressionado com o conhecimento de mundo dela.
  Por mais que a pessoa tente ser verdadeira, lhe responda rápido, ela tem um tempo para pensar nas respostas, não está se comportando como se estivesse pessoalmente, olho no olho, pois interação é muito complicada para algumas pessoas. Existe coisas que apenas o olhar e os gestos das pessoas podem dizer sobre ela, e não apenas palavras ditas em um sms por exemplo.
  Existem inúmeros problemas em redes sociais, mas falarei apenas de mais uma. Também ocorre das pessoas se viciarem nela, e com isso acabam esquecendo que a verdadeira socialização é feita pessoalmente, quando existia aquela coisa de sair para uma praça com os amigos, de ir na casa dos mesmos para conversar. (Para mais informações sobre a ausência por conta da tecnologia: Somos mais presentes ou ausentes).
  Claro que no fim há exceções, há amizades e relacionamentos por redes sociais talvez mais verdadeiros do que muitos pessoalmente, porém são minoria, então não pense que tudo o que a pessoa diz por redes sociais seja realmente os pensamentos reais dela, ela pode muitas vezes mascarar o seu "eu" para arrancar atenções.

  "Aproveite melhor dos dois mundos, aproxime-se de pessoas que a distância não deixaria caso fosse pessoalmente, mas não esqueça que existe um mundo lá fora."

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Professores

  Você já pensou como seria a vida sem professores? Melhor nem pensar!
  Como é nobre essa profissão, por muitos e muitos anos há pessoas que estão dispostas a repassar seu conhecimento para seus alunos/aprendizes onde muitas vezes é requerido muitos desses profissionais a troco de quase nada.
  Quem é professor normalmente escolhe essa profissão por amor, não pela remuneração. Pois é um trabalho muito exaustivo, onde há muitas dificuldades, tanto por ausência de suporte para eles, também a dificuldade de lhe dar com alunos que muitas vezes não querem nada da vida onde muitas vezes os alunos são obrigados a ir para aula para que os pais possam ganhar bolsas do governo , também pelo fato de seus salários ser mínimos comparado com outras profissões que pede a mesma bagagem de conhecimento e trabalha muito menos.
  Muitos professores principalmente do ensino médio e em escola pública encontram muitas dificuldades, pois os alunos que são passados  por obrigação do sistema da escola (mais detalhes: Falhas na educação brasileira parte 2), acabam chegando ao ensino médio sem saber ler, fazer contas básicas como multiplicação e divisão e obrigam o professor a ensinar de forma clara esses alunos.  Fora que os professores acabam sendo culpados por baixas notas dos alunos e, assim entra em outra questão que são as ameaças que alguns alunos ou pais de alunos fazem para professores por estar com notas baixas, por receber sermão por estar bagunçando na aula, etc. Isso gera medo em muitos professores, sendo que muitos acabam realmente sendo agredidos, ainda mais, ficam traumatizados com isso, por fim acabar recebendo tratamento de um psicólogo para tentar amenizar esse trauma. Acha isso justo?

  Existem professores bons e existem outros ruins da mesma forma como existe aluno bom e aluno ruim. Sejam professores bons ou ruins, eles merecem respeito, pois a vida de professor não é tão fácil assim, eles tentam ter a maior paciência possível, alguns viajam centenas de quilômetros para dar aula, precisam passar horas elaborando aula e corrigindo provas, isso fora do expediente. Então respeite-os, compreenda-os que acima de tudo eles são humanos, que tem suas vidas pessoais e erram.
  O professor bom não é aquele que todo mundo fica calado quando ele chega, nem aquele que todo mundo fala enquanto ele tenta explicar. Professor bom é aquele que chama a atenção dos alunos, desperta o interesse deles, encontra as dificuldades da turma e trabalha encima delas. É aquele que por mais cansativo que tenha sido a semana de trabalho chega na sala com coragem e um sorriso no rosto para repassar seu conhecimento.
"Ser um professor é algo muito honroso, buscar aprender cada vez mais e repassar esse conhecimento... Todo mundo deveria ter um pouco de professor na sua vida."



sábado, 11 de janeiro de 2014

Você vive com arrependimento de ações passadas?

Você já pensou como seria diferente se você pudesse voltar no tempo por um momento, para mudar uma ação sua, para você fazer diferente?
  Tantas e tantas vezes você deve ter pensado: -SE eu tivesse feito isso, seria diferente. Mas será que seria mesmo? Há coisas em nossa vida que são imutáveis, por exemplo: Você têm interesse por certa pessoa, então você convida-a para sair, mas ela não aceita. Ai você começa a pensar: -Se eu tivesse chamado ela de outra forma ela sairia comigo. Então você teve outra oportunidade (um milagre), então você a convida de outra forma, mas ela continua não aceitando. Você conclui uma coisa, que não importa quantas vezes você tentasse ou fizesse as coisas de outra forma, se ela não sente atração devida por você não influenciará de qual forma você vai abordar ela.
  Então o jeito é aceitar? Basicamente sim (só se você não tiver algum poder de voltar no tempo é claro). O maior problema das pessoas é que elas precisam errar para aprender, isso é do ser humano de aprender com erros, mas você pode tentar fazer de outras formas. Se em cada atitude sua você pensasse mais estaria preparado para o iria acontecer e se você pensar antes de agir poderia também planejar melhor qual ação pode ter mais chances de dar a reação que você quer.
  Há também outro meio que também é muito bom, aprenda com os erros dos outros, escute seus amigos, se um amigo seu por exemplo lhe diz: -Eu andei a noite na rua "fulano de tal" e vi que é muito perigoso naquele horário. Você precisará ir um dia para confirmar o que seu amigo disse ou poderá aprender com a experiência dele?

  Tudo que se faz na vida que muda você, normalmente tudo influência, seja bom ou ruim, então tente se queixar menos a respeito de atos passados, são esses mesmos atos que fizeram o que você é hoje, com suas qualidades e defeitos, forte e experiente, simplesmente VOCÊ!
  Um certo homem idoso falou a seguinte frase para um jovem: -Queria ter a sua idade e a experiência de vida que eu tenho hoje, eu faria as coisas diferentes, não cometeria os mesmos erros. Então esse certo jovem resolveu conversar com essa pessoa mais velha para aprender suas experiências (claro que nem tudo se aprende em palavras) para poder evitar tais possíveis erros que poderia cometer. Então por que você não pode fazer o mesmo, aprender com os erros dessas pessoas mais velhas e experientes que cercam sua vida?
  Para você viver de uma maneira plena e com satisfação de suas ações, viva seu dia como se fosse o seu último (é difícil, mas é possível), tente ver que cada dia seu é especial e que ele não volta, então para evitar arrependimentos viva intensamente (claro que com juízo). Há um filme que retrata muito bem tudo isso, Questão de tempo (About time) sugiro que você assista.
  Não viva para que sua presença seja notada, mas para que sua falta seja sentida. (Bob Marley)

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

O grande problema da falsa maturidade das crianças de hoje

  Você acha que as crianças estão com entendimento do mundo antes do tempo?
  Pesquisas mostram que um terço (1/3) das crianças com menos de 10 anos possuem um celular, acha pouco? Pois não é, é muito celular sem necessidade. E pelo andar da carruagem você começa a perceber que as crianças estão perdendo essa etapa da vida, onde havia brincadeiras como esconde-esconde, pega-pega, tomar banho na chuva, andar de bicicleta, mãe-da-rua, brincar de carrinho (meninos) e bonecas (meninas), jogar bola; Como também ouvir aquelas histórias sobre o bicho papão, chapeuzinho-vermelho, o homem do saco, saci, entre outras; Pior de tudo... Elas não estudam mais, é muito difícil uma criança pegar em algum livro para estudar, pois seus "amigos" não estudam, dizem que estudar é para quem é idiota (se os amigos dessa criança fazem isso para ela não se sentir excluída acaba aderindo isso na vida dela também).
  As crianças hoje em dia procuram apenas passar o dia no celular, ficar tirando foto para postar no facebook para ganhar curtidas. Vão para a casa de uma colega para ficar conversando pelo "Whats". Buscam atenção das demais crianças sem se importar com o que precisam para isso. Querem namorar aos 11 anos, escutam músicas que denigrem imagem a imagem da mulher e as vezes até do homem, assistem programas que normalmente são bem acima da idade recomendada. Sabem coisas sobre sexo que talvez você até hoje não sabe.
  Mas isso acontece por quê?
  Normalmente isso ocorre pela ausência da educação familiar, a família está tão ausente na vida de seu filho que ele acaba aprendendo tudo conforme escuta de outras pessoas e faz o que acha certo. O pior disso é que se os pais não educar o filho o quanto antes, ele acabará se tornando arrogante pensando que já sabe de tudo e que não precisa da educação dos pais agora.
  Quando os pais não estão presentes na vida educacional do filho, ele aprende com outras pessoas ou em outros lugares, principalmente em massas de informações como a TV e a internet. Assim ele acaba aprendendo de uma forma errada e muitas vezes não apropriada para a idade dele.
  Um dos maiores males causados também pela ausência dos pais é a conhecida e existente pedofilia. Quando os pais não sabem o que o filho está acessando ou com quem ele está conversando se torna um alvo fácil para os pedófilos quando encontram as crianças que se dizem "adultas", mas que não conhece a malícia real do mundo.




  E o que fazer para mudar essa pseudo-maturidade dessas crianças?
Se você for pai/mãe ou conhecer alguém que seja, veja essas dicas:
  • Não tenha pressa em dar um celular para a criança, por mais que ela peça um celular só irá atrasar a vida escolar, atenção e o tempo que ela usaria fazendo coisas realmente de crianças;
  • Se for dar acesso a internet para ela, dê acesso controlado e fique supervisionando o que a criança acessa e com quem ela fala, pode até parecer uma falta de privacidade, mas é melhor se manter informado do que descobrir uma má notícia de outra forma;
  • Busque incentivar a literatura infantil para a criança, deixe ela passar por etapas, fantasias que são tão mágicas ou mais fantásticas do que um romance ou uma ação para um adulto;
  •  A maioria dos canais de TV e filmes tem idade recomendada e não é a toa, é para que seja seguido de acordo com a idade, se você tratar isso como sem importância vai deixar o seu filho (ou de alguém conhecido) de uns 8 anos assistir cenas de sexo que muitas vezes passa em novelas das nove;
  • Busque orientar a criança sobre o certo e errado, sexo, respeito, não conversar com estranhos, dizer obrigado, com licença, essas "palavras mágicas" e ensinamentos que não se dão mais pelo visto. Pois se você não ensinar vai haver alguém que ensine e provavelmente de um jeito deturpado;
  Essas e outras dicas serão úteis na vida dessa criança e futuramente na vida dos pais, pois não precisarão "perder a cabeça" preocupados como o filho está depois de mais velho.
"Uma base bem feita consegue manter uma grande estrutura."

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Ano novo, ações novas

  Chega mais um ano e, são novas esperanças, expectativas, mas... Será que minhas ações também serão novas/diferentes?
  Não adianta você esperar que as coisas irão mudar porquê o ano mudou, ou que terá sorte, ou o destino, ou Deus irá ajudar em sua vida se suas atitudes não mudaram. Talvez você já tenha percebido que quando você muda com alguma ação sua em relação aos outros ela terá uma reação seja boa ou ruim. Assim se você espera mudanças neste novo ano você deve antes sentar e analisar quais atitudes suas precisam ser melhoradas para alcançar seus objetivos. Por exemplo: Você espera que neste ano você possa fazer novas amizades, conhecer novas pessoas. Porém se você trata todo mundo com indiferença, não procura interagir com as pessoas, não sai de casa. Então se tornará difícil conseguir seu objetivo. Então você precisa buscar uma nova maneira de conseguir isso, como sair mais de casa, se algum assunto que é debatido próximo a você lhe interessar você pode dar sua opinião e escutar a dos outros, mostrando que você realmente está fazendo por onde conseguir novos amigos.
  Se você que busca passar nas disciplinas ou tirar uma nota melhor em uma prova como ENEM, e continuar fazendo as mesmas coisas que lhe atrapalhavam, flauteando com coisas sem importância, no fim você vai acabar tendo o mesmo resultado, pois suas ações não mudaram junto com sua preocupação.
  Há situações que não percebemos ou não estamos realmente errados, mas se não está dando certo ver por esse jeito você deve olhar de outra maneira para que assim possa achar outro meio de conseguir a solução desse seu problema. O que você está vendo pode ser visto de outra forma em outro ângulo, basta assim você querer olhar.



  Deixarei este vídeo para que vocês reflitam como ver a questão de uma forma diferente ou buscar novas maneiras, pode mudar muita coisa.



  "Não adianta esperar um ano novo com mudanças se suas ações são as mesmas."