domingo, 20 de outubro de 2013

Saber e Repassar

   Desde quando começamos a aprender coisas e entendê-las, sempre temos a necessidade de repassar nosso conhecimento, isso ocorre principalmente na infância.
    Mas percebemos que ao passar do tempo ficamos mais egoísta, as vezes é uma ideia de um simples trabalho que poderíamos ajudar o colega, as vezes é um pequeno conhecimento que preferimos não repassar. E a sociedade é manipula as pessoas para serem egoístas, parece que a vida nos faz mostrar que o próximo pode ser um adversário invés de um aliado ou companheiro.
    Nessa cultura de hoje, aprendemos muito e ao mesmo tempo pouco. Aprendemos com uma facilidade muito grande vários assuntos, existem blogs, notícias online, mas não nos aprofundamos em quase nada, não existi mais livro de pesquisas hoje em dia, como dizem: Se no Google não tem, então não existe, e acaba tornando muito ralo nosso conhecimento. Isso é ruim, pois estamos nos tornando superficiais tanto em conhecimento como em pessoa (pretendo falar mais disso outro momento).
    Quando pretendemos ter filhos não é apenas para a necessidade natural de procriar e repassar os genes, mas uma necessidade maior de compartilhar nossas aprendizagens, tudo que sabemos tentamos repassar e ensinar ao nossos filhos: o que é certo e errado, e o que vimos que nossos pais erraram e acertaram conosco.
   Antigamente as pessoas escreviam em livros, diários, cartas, etc. Mesmo que essas pessoas não tivessem tido a oportunidade de ter um filho, elas deixaram seus aprendizados nesses papéis, pois alguém os leu e aprendeu, e assim se deu tudo que vemos hoje. A vida humana é curta, mas com esse repassar de conhecimentos conseguimos evoluir e crescer.
   Busquem aprender e depois repassar tudo, seja em um filme, pequeno texto, conversa com amigos, sempre há um aprendizado que pode ser retirado e usado na nossa vida e se quisermos a do próximo também.

 "O sábio é aquele que repassa seus conhecimentos."
"O sábio é aquele que tenta aprender com os erros dos outros antes mesmo de errar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário