segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Entregue-se ao amor

  Um relacionamento independente de qual tipo seja (namoro, amizade, casório) necessita de que as duas partes façam suas devidas funções para dar certo, essas são: Atenção, carinho, respeito, humildade, etc. Isso todo mundo sabe, porém na hora de fazer é que complica. Tudo isso vai sendo feito, muitas vezes, pela proximidade das pessoas envolvidas, no começo tudo é pouco, mas com o tempo e o gostar isso vai aumentando.

  Mas ai que está a questão: Até que ponto devo me entregar em um relacionamento? Casos e mais casos de pessoas que conheceram alguém (principalmente namorado(a)) e acaba sumindo do mapa para seus amigos. Para essa pessoa apaixonada só existe esse alguém. Então toda atenção que antes era dividida com várias pessoas passa a ser de uma única pessoa, o namorado. É normal a pessoa gostar e usar o seu tempo com quem te faz bem, mas o que começa a estar errado é quando você esquece de quem te fez bem antes dele, quem te amou e cuidou de você quando você estava triste, sozinho, até mesmo decepcionado por ter se entregado à outro relacionamento. Essas pessoas são normalmente: amigos e a família.

  A pessoa começa a se apaixonar e começa a ter olhos somente para esse alguém amado. Mas qual o problema disso?  O problema que tudo precisa de espaço e tempo. Viver para uma única coisa, relacionamento, te faz cego. Você só vê aquilo que quer ver, não entende mais o resto, e como é natural, esse relacionamento novo poderá dar errado e se você entregou tudo à essa pessoa, o que sobrará de você? Quem irá te ajudar se você sumiu para todos?


  Ame, entregue-se seu amor à essa pessoa que você conhece e confia, mas não esqueça dos seus outros amores que estiveram lhe apoiando e lhe ajudando quando precisou, pois eles que irão estar presentes quando seu relacionamento desandar.
  Tudo demais é veneno, amar algo demais também é. Saiba dosar e dividir sua atenção com as pessoas importantes para você, cada um tem a própria função na sua vida, basta você continuar permitindo que elas estejam presentes.



"Não permita que sua felicidade dependa de algo que possa perder - Rosa de Saron"

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Se unam em vida

  Desde sempre houve busca de poder, seja poder territorial, recursos limitados, e agora o símbolo de poder é dinheiro. Todos querem ter, até porquê não pode viver nesse mundo sem ele, pode dizer que é um mal necessário.
  O problema está quando a busca pela finança consome sua vida ao invés de completá-la. Quando você gasta sua saúde, todo tempo no trabalho sem sua família. Então ai tem alguma coisa errada.

  O mundo está tão ocupado procurando soluções de organizar seu tempo e maximizar a qualidade de vida que esquecem de viver. A família que antes se sentava numa sala para conversar, não faz mais isso. Muitas vezes os próprios pais mal veem seus filhos, pois quem leva eles pra escola é outra pessoa e quando chegam em casa eles já estão dormindo.

  Muitas pessoas estão tão ocupadas que mesmo quando tem uma família que mora na mesma cidade que elas, não se reúnem, a não ser em caso de enterro ou natal. A família não se conhece mais, estão muito ocupados para isso. Precisam de um motivo forte para se reunir, não é mais pelo prazer, e sim pela obrigação.


  É triste saber que a maioria das pessoas quando chega na velhice se arrepende de não ter aproveitado melhor o tempo com as pessoas que amou.

  Não espere um funeral, uma data especial para se fazer presente, para ter um motivo de encontrar com seus amigos/família.

"É preciso amar como se fosse o último dia, essa vida é muito curta, passa muito rápido. A gente só tem uma chance para viver."

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Pré Conceito


Para um bom entendimento e uma boa reflexão sobre o texto veja o vídeo, vale a pena:
 
Preconceito: Por Padre Fábio de Melo



  Todos sofrem o mau de praticar ou receber o preconceito. Seja ele de maneira a apenas a olhar a tatuagem de alguém e achar que a pessoa não é alguém decente até mesmo criticar a pessoa pela cor de pele.
  Esse pré-conceito está associado a algo que é repassado pelo meio que você vive, muitas vezes os pais ou amigos te fazem associações, que certas coisas de determinadas formas são assim. Para ser mais claro, um exemplo que acontece muito: -E esse seu amiguinho 'preto' aqui em casa? Não quero mais você com ele!
  O Conceito surgiu como meio de defesa, onde as pessoas associavam algo já conhecido antes com o agora para evitar perda de tempo e energia aprendendo sobre o que acha que já conhecia. O problema que criar conceitos de tudo começa a ser algo ruim, pois generalizar nunca foi bom, onde existe uma gama de variáveis para inúmeras pessoas.

  O Padre em seu vídeo deixou claro que ele mesmo, com todo conhecimento e aprendizado que teve em sua vida, agiu preconceituosamente para com uma pessoa, apenas por ela ter uma escolha sexual diferente.
  Mas ao perceber que a sexualidade não indica caráter de alguém, assim como cor de pele também não. Ele aprendeu que a pessoa deve ser vista como algo novo, não importando as nomeclaturas dadas pela sociedade, mas sim o que a pessoa faz, o que realmente ela é.



  É fácil associar coisas ruins a todo tipo de pessoa. Mas quem define o que a pessoa realmente é por dentro é ela mesma, e só você dando a oportunidade para conhecê-la que assim poderá realmente dizer como ela é. 

Responda:
Quantas vezes você já julgou alguém sem o conhecer, e após conhecer esse alguém você percebeu o quanto estava enganado?
Quantas vezes já julgaram você de forma errada, e após te conhecer lhe falaram que teve a impressão errada sobre você?


Retire esse preconceito da sua vida!


"O preconceito é filho da ignorância - William Hazlltt"

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Um mundo egoísta

  O mundo está cada vez mais estranho e distante do que um dia já foi.
  Os valores estão cada vez mais confusos e a individualidade cada vez mais presente. O que importa é apenas EU e só EU.


  Em um mundo onde as pessoas só pensam em si, a educação básica (no sentido popular de uma pessoa educada) é algo estranho e difícil de se ver. Não existe mais: Por favor, desculpa, obrigado, etc. (Pretendo abordar melhor sobre isso em outro texto). Quando aparece alguém com o básico de uma boa educação, ele é considerado estranho, diferente, e às vezes ridículo. Para um geração que só pensa em si, ter cuidado e pensar no outro realmente é considerado ridículo.
  Claro... Há pessoas que valorizam isso, mas são poucas, normalmente os mais velhos notam e comentam, mas para a sociedade atual isso passa despercebido.
 
  Antigamente os pais ensinavam aos filhos a dividir, a amar o próximo e respeitar os mais velhos (por mais que normalmente os próprios pais não fizessem isso). Porém hoje em dia os conselhos são outros, os pais ensinam os filhos que têm que vencer não importa o custo, que se eles tiverem oportunidade mesmo que seja preciso, passe por cima do outro.

  O mundo está tão egoísta que até no amor e sexo isso é evidente. As pessoas estão com medo de se entregar a um relacionamento, medo de dizer elogios sem ter escutado antes, procuram seus prazeres e se não satisfazê-los no momento não tem a paciência de esperar e larga tudo e procura um novo, procuram seus próprios interesses e o outro que se vire com isso.
  No sexo, principalmente para as mulheres, o egoísmo dos homens é evidente. Onde para os homens, em maioria, o prazer está apenas numa simples e rápida penetração, mas a mulher não funciona simples assim, ela precisa de mais cuidados, paciência e esforço para que ela realmente sinta algo, para que ela chegue ao seu auge de prazer. Mas como no sexo, o homem pensa no seu próprio prazer, ele começa o ato em si sem preocupar se a mulher está realmente gostando ou se poderia ser melhor para ela, e quando ele chega a ejaculação o sexo acaba e a mulher não está satisfeita. 
  Então quando chega um homem que é paciente e procura tanto o próprio prazer como o da sua parceira e faz ela chegar ao seu orgasmo, que muitas vezes ela mesmo não conhece isso por nunca alguém ter feito isso por ela e com ela, então ele que faz isso é considerado estranho e incomum pela sociedade, mas para essa mulher ele fez ela realmente se sentir uma mulher. Mas deveria ser mesmo algo incomum dar prazer a uma mulher? 




  "A sociedade tem que aprender a viver em conjunto, com uma educação, pensamento altruísta e respeito ao próximo, para assim continuar a ser considerado uma SOCIEDADE."

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Companhia do celular ou a minha?

  As relações hoje em dia mudaram de rumo, o que antes era complicado hoje se torna simples, e o que antes era considerado simples se tornou complicado.
  Antes uma relação à distância era praticamente impossível, não havia ligações ou fotos sendo mandadas na mesma hora, esperava semanas para receber uma simples carta e mais semanas para a resposta chegar. Hoje têm a tecnologia que lhe permite mandar, falar, conversar, ver, a pessoa à qual queremos manter o contato, não importa onde esteja, apenas que possua uma conexão com à internet.
  Embora antigamente existisse a infidelidade, era num nível bem menor do que hoje e numa forma menos falsa (Hoje o casal está do lado do outro conversando com um amante por mensagens, por exemplo). Antigamente relacionamentos duravam, pois onde havia discussões e problemas eram resolvidos ali mesmo, ao invés de achar que cada um por si é melhor, ou que "se não der certo arruma outro". (Para um melhor entendimento sobre o assunto: Casamento). Hoje se veem os casais com segredos, onde esses segredos é sobre contatos e conversas com pessoas de uma forma nada fiel. Hoje em dia essa piada se torna tristemente verdadeira:

- Amor, você me ama?

- Claro!
- Então mate um leão para mim.

- Mas amor se eu for tentar eu vou morrer!
- Então me entrega seu celular.
- (Depois de um tempo)... Tá aqui o leão!

  Por mais engraçado que seja, ela é tão real na atualidade que isso é horrível, pois quem sabe você pode acabar passando ou fazendo isso. Culpam o celular ou aplicativos por estar fazendo a infidelidade mais presente na vida amorosa, mas os celulares não são usados só, alguém está procurando atenção de alguém que não é seu namorado(a)/marido(esposa), não é?

  Outro grande problema são os encontros. Todo encontro, não importa se é de amigos ou namorados, o celular parece mais atraente do que uma conversa pessoalmente. Todos sentam ao redor de uma mesa, ou num banco de uma praça, mas a única conversa que acontece ali é silenciosa, é entre pessoas que não estão presentes. Ao mesmo tempo que reclamam da solidão não percebem que quando há oportunidade para se fazer algo junto não faz.


É algo familiar para você?


  À tecnologia aproximou muito às pessoas, porém sem um controle de quando e como usá-la está fazendo a ação oposta. Hoje muitas pessoas estão preferindo manter uma conversa por mensagens ao se encontrar pessoalmente. E quando se encontram não sabem interagir, pois numa conversa por mensagem há um tempo grande entre uma resposta e outra, onde você pode ser quem você quiser ser. Porém pessoalmente não há essa liberdade, é o olho no olho e cada segundo de silêncio entre sua resposta vai mostrando quem realmente é.

Para um vídeo que explica meu texto: 

 
Levante a cabeça e largue o celular - Gary Turk


"O DESAFIO para a raça humana agora é SER MAIS INTERESSANTE para os outros do que seus smartphones." - Alain de Boton.

sábado, 19 de setembro de 2015

Pedofilia no Brasil






  Para muitos esse assunto é considerado um tabu, para outros é um trauma de vida. Poucos dão a devida atenção sobre o tema, pensando que nunca irá acontecer na sua família ou à pessoas próximas.

  "A cada dia, pelo menos 20 crianças de zero a 9 anos de idade são atendidas nos hospitais brasileiros que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), após terem sido vítimas de violência sexual. Os dados são do Ministério da Saúde. De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), mantido pelo governo federal, em 2012 houve 7.592 notificações desse tipo de violência. O número corresponde a 27% de todos os casos de violência infantil registrados pelos hospitais. Na faixa etária de 10 a 19 anos de idade, foram 9.919 casos de abuso sexual, ou 27 por dia, no mesmo ano. Na maior parte dos casos, a violência aconteceu dentro de casa e o agressor era do sexo masculino."
"70% dos casos de abuso de crianças de zero a 9 anos de idade acontecem dentro da casa da vítima, conforme indicam os dados. Notificações tendem a aumentar, o que denota mudança de mentalidade, mas a violência doméstica ainda é um assunto tabu. É preciso mais campanhas e pessoal treinado para lidar com a informação."


  Os números não indicam total veracidade do tamanho dos casos, esses são os casos que são denunciados, mas o número real mesmo está em cada criança que sofre/sofreu esse mal feito por doentes, onde não é/foram reportada essa terrível ação.

Pedofilia é crime: "O crime de estupro contra maiores de 18 anos continua com pena prevista de seis a dez anos. Mas quando o ato for contra pessoas entre 14 e 18 anos, a pena passa a ser de oito a 12 anos. Se o estupro resultar em morte, o acusado pode pegar de 12 a 30 anos de cadeia. A violação sexual mediante fraude pode resultar em dois a seis anos de prisão e é passível também de multa se houver interesse econômico na prática do crime.
Pessoas menores de 14 anos ou que, por qualquer motivo, não podem oferecer resistência, são caracterizadas como vulneráveis, e o crime de estupro contra estas tem pena maior, que vai de oito a 15 anos. Se o ato resultar em morte, o período de cadeia também pode chegar a 30 anos."


Como saber se a criança foi vítima de abuso?
"A criança sempre mostra, de algum modo, que passa por uma situação de abuso sexual, seja revelando-a claramente, seja por meio de sinais: desenhos, utilização de um linguajar sexualizado impróprio para sua idade, pesadelos e medos incomuns, sintomas físicos ou forte resistência para ver determinadas pessoas. Portanto, antes de tudo, é fundamental acreditar no que a criança denuncia, bem como estar atento aos sinais que demonstra. Ao revelar situações de abuso sexual, a vítima está pedindo ajuda para que essa violência cesse imediatamente, indicando que sofre com isso e deseja se afastar do abusador. Geralmente a criança se sente culpada e preocupa-se com as conseqüências da denúncia para si e para toda a família."


Se uma criança sofreu abuso sexual, o que deve ser feito?
"Em primeiro lugar, acolhê-la e, de modo algum, responsabilizá-la pelo ocorrido. Romper com o pacto de silêncio que encobre essa situação é um dos pontos cruciais do enfrentamento da questão. Sendo assim, o passo seguinte é fazer a denúncia e a notificação a um Conselho Tutelar, à Vara da Infância e Juventude, ao Ministério Público ou a uma delegacia de polícia do município, ou ainda por meio de uma ligação anônima e gratuita ao serviço telefônico 100. Após a denúncia, a vítima é encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) e deve ser ouvida pelas instâncias responsáveis pela apuração dos fatos e encaminhamento do processo."   

"Não permita que esse mal continue, se sabe de algum caso de pedofilia, denuncie!"
http://www.childhood.org.br/entenda-a-questao/perguntas-mais-frequentes#4
http://noticias.r7.com/saude/noticias/saiba-quais-sinais-podem-indicar-que-uma-crianca-sofreu-abuso-sexual-20100518.html

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Ser mais social não é realmente ser social



  Quantas vezes você já saiu com alguém ou grupo de pessoas onde na sua própria mesa havia mais da metade das pessoas conversando pelo celular quando você estava lá esperando algum assunto para conversar (se não for você uma dessas pessoas)?
  As pessoas hoje em dia estão tão acostumadas a ter contato apenas por mensagens que esquecem o mais básico, olhar nos olhos.

  A internet junto com aparelho celulares veio na intenção de diminuir a distância de comunicação, onde você escrevia algo e levava dias para a pessoa receber a carta, hoje você manda e menos de um segundo a pessoa já estará lhe respondendo. O problema se torna quando você deixa de sair e comunicar com às pessoas para se comunicar com elas por mensagens.
  Antes você dizia o número de amigos que tinha na mão, hoje você vai numa página social e lá diz 1000 amigos, antes seus amigos sabia seus defeitos e suas qualidades, eles haviam histórias com você, mas hoje em dia talvez nenhum saiba seu sobrenome ou que tipo de comida você prefere. 

Algumas desvantagens de conversar com alguém apenas por mensagens:
  1. A pessoa leva um tempo considerável para escolher as melhores palavras e a melhor maneira de responder ou conversar
  2. A pessoa não terá que enfrentar o olho no olho (algo que realmente mostra o interesse da pessoa na conversa) por mensagens;
  3. Você não tem histórias sobre encontros ou saídas, apenas inúmeras mensagens;
  4. Você não sabe como será a reação da pessoa quando realmente se encontrar e ter uma conversa pessoalmente;
  5. Essa pessoa muitas vezes pode ser algo que não é;
  6. A atração é algo que só aparece realmente quando se vê pessoalmente, por foto é muito mais fácil achar alguém mais belo, mas chega pessoalmente toda aquela ilusão de fotos editadas podem cair por água abaixo.
  Muitas pessoas de tanto conversar por mensagem esquecem de como se comportar pessoalmente. Elas não sabem o que falar, como agir, qualquer coisa parece nova. Tantas coisas que as pessoas falam por mensagens, mas se fosse pessoalmente não teria coragem de falar. Ela começa a demonstrar algo que quando se vê pessoalmente você pensa consigo: -Mas você me pareceu tão descontraída pelo celular!
  Não prefira deixar de tomar um sorvete numa praça com alguém para ficar trocando mensagem com ela. Não deixe de sentir o perfume de uma pessoa pessoalmente para trocar mensagens com ela.
  Use o celular para encurtar as distâncias quando não se pode fazer algo pessoalmente no momento, não para distanciar cada vez mais.

"Não se deixe iludir por mensagens, mas sim por olhares!"