segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Relacionamentos e suas dificuldades

  Quando a pessoa está em uma relação, sempre encontrará dificuldades, pois isso é normal, são duas mentes que por mais parecidas que sejam são diferentes, ocasionando problemas no relacionamento, dependendo de como eles dois lidarão com isso pode acabar acontecendo o término de tudo ou fortalecendo a relação. Bem isso já é conhecido para alguns, para outros nem tanto.

  Quando a pessoa está numa relação, ela já deve estar ciente de problemas que pode acontecer, podendo adiantar e procurar uma solução enquanto tem tempo e ele não se agravou, por exemplo: Se a pessoa tem hábito de falar palavrão e você não gosta disso, você poderia apenas reclamar disso e esperar que ela pare, ou você poderia conversar com ela e mostrar porque não gosta desse tipo de coisa, que gostaria que ela evitasse principalmente quando estiver falando contigo.
  A forma como você aborda o problema já mostra como ele vai se solucionar.
  Ah... Mas existem pessoas que não têm dificuldades no relacionamento, não é?
  Sim, existem algumas, as mais raras não tem dificuldades porquê sempre conversam e tentam fazer um debate saudável e solucionar o problema antes de ele se tornar algo maior. Essas pessoas são bem avançadas e entendem o que é o relacionamento e estão trabalhando em conjunto, pois não importa se você faz sua parte e se esforce, se a outra pessoa não fizer, não tem como manter.
  Porém a maioria das pessoas que dizem não haver dificuldades no relacionamento em certa parte estão se enganando. Os conflitos são normais, pois a outra pessoa sempre vai fazer algo que você não gostou, então num relacionamento que tenta resolver as diferenças eles conversam e tentam fazer o melhor possível para que isso não se repita. Mas para os casais que se diz não ter problemas eles apenas não comentam ou não discutem o que não gostou, apenas deixa passar, mas continua lembrando do que ela fez, como por exemplo: Você namora e a pessoa vai para festa só, sabendo que você não ia gostar muito e que você queria passar a noite com ela, mas mesmo assim ela vai, porém você não comenta nada e apenas "deixa passar".
  Quando isso acontece vai chegar um momento que todos esses problemas irão pesar e quando os conflitos vierem já não poderá reclamar de algo que está acontecendo a meses e que nunca reclamou no início. Os problemas já se enraizaram e muitas vezes não há como retirá-los. Então gera que apesar de toda relação sem brigas, na primeira há a ruptura do namoro.

Ultrapasse as barreiras para aproveitar o melhor dos dois.
  Mas então, o que fazer?
  Quando alguém está no começo de um relacionamento, ela é mais egoísta, por mais paixão que tenha ela pensa muito em si, busca fazer as coisas por vontade própria, tem muitos defeitos que não percebia, mas com uma boa relação e o tempo ela muda, não é errado mudar, errado é continuar tendo defeitos e achar que está tudo perfeito, sendo egoísta numa relação que deve ser totalmente altruísta. Com o tempo ela olhará para trás e verá que se tornou mais forte, mais paciente, mais confiante no outro, bem menos egoísta, com defeitos antes que não eram vistos vão sumindo e tornando-se em qualidades.

  As relações podem haver vários problemas, muito comum entre eles são: ciúmes, diferenças (quando são muito fortes), egoísmo, preceitos, modo de vida, sonhos para o futuro, falta de diálogo, brigas não resolvidas, os dois piores distância e o tempo.

  A distância se torna horrível para um relacionamento, alguns pensam que assim o outro sentirá a falta, mas o problema maior que essa falta começa a ser muito forte, os conflitos são mais intensos, pois antes a pessoa saberia lidar pessoalmente (caso a pessoa esteja irritada a pessoa poderia apenas abraçá-la e acalmar, e longe não se pode fazer isso), a carência aumenta, os momentos bons não são tão bons como seria caso acontecesse isso pessoalmente, o aumento do ciúme ocorre, dificuldade na comunicação, e novamente a saudade. 
  O tempo em si se torna muito complicado, talvez o maior vilão dos relacionamentos duradouros, pois ele trás consigo a monotonia que pode ser maior ou menor dependendo do casal. Chegará um ponto que as conversas já não sairão tão bem, você já conhecerá a pessoa de uma forma que talvez ela nem precise falar o que sente, pois você já saberá pela forma que ela te olha, você já não saberá o que fazer, pois só iria repetir o que já foi feito, como: sair para comer algo, assistir filme, viajar. O pior é quando chega ao equilíbrio e esse equilíbrio não te conforta, não te agrada, você não se sente mais tão a vontade com a pessoa e vê as relações dos outros melhores que a sua, ai muito difícil que resolva os problemas, pois você perdeu o interesse no que é seu para olhar para o que é dos outros.

  Não existe uma formula secreta para lidar com o relacionamento, cada caso é um caso e dependendo de cada casal uma coisa que serviu para seu amigo não servirá para você.
  Mas algumas coisas que devem ser trabalhadas para um bom relacionamento:
  1. Converse, não espere que problemas pequenos se tornem grande, o efeito conhecido como snow ball;
  2. Não deixe sua relação apenas no desejo, é normal sentir e querer prazer, mas não seja dependente disso;
  3. Tente ver o lado do outro mais que o seu, você pode estar fazendo algo, falando e discutindo algo que se você trocar de papeis você não gostaria que acontecesse;
  4. Seja paciente, cada um tem seu tempo, e isso deve ser respeitado;
  5. Tente sair da sua rotina, rotina é bom, mas sempre não, faça coisas diferentes, mesmo que saia da sua zona de conforto, vá comer fora, vá para uma festa, assista filme, visite amigos ou parentes juntos;
  6. Seja sincero, por mais que doa na hora escutar, não esconda sentimentos, desejos e emoções, mas que seja feito isso com discernimento e com as palavras certas, as vezes a forma como você fala algo pode piorar ainda mais;
  7.  Quando as coisas estiverem ruins, faça uma retrospectiva só e depois juntos sobre o porquê um se interessou no outro, pois lembrará o motivo de estarem juntos, no porquê não foram buscar outra pessoa e sim continuar juntos (Essa parte ajuda muito, pois é muito escutar por mais que já saiba as qualidades, coisas boas que as vezes você não escuta normalmente).

  A melhor parte de tudo é quando se consegue superar os defeitos, os problemas, essas barreiras o relacionamento já estará "calejado" e mais resistente que antes, fazendo as coisas mínimas ou até maiores para algumas se tornar algo fácil de ultrapassar, e no fim uma lembrança de superação entre o casal que poderá ser compartilhada futuramente.

"Quando você busca doar mais do que receber, perceberá que você receberá muito mais do que foi doado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário