As relações pessoais estão mudando, as amizades que antes eram presenciais, verdadeiras, calorosas e longânimes; estão hoje: superficiais, falsas, com duração mínima. (Para ver isso de maneira mais detalhada: Relacionamentos criados nas redes sociais) Isso ocorre pelo fato dos objetivos que a pessoa tem são diferentes de antigamente. Hoje o mundo capitalista mostra que você para ser feliz precisa obter: dinheiro, roupas de marcas, celulares de última geração, possuir milhares de amigos em uma rede social. Mas na verdade, a obtenção dessas coisas não são sinônimos da real felicidade. A busca pela riqueza e a busca por inúmeros amigos (redes sociais) faz a pessoa ser alguém afastado, carente, vivendo para si, sem interação com o mundo, isso gera uma grande doença conhecida como Solidão.
Solidão: "Situação ou sensação de quem vive isolado numa comunidade". A solidão começa a criar uma enorme carência de atenção e isso afeta a tal ponto que você faz de tudo para curá-la. Então para se tratar a pessoa busca a solução vivendo conforme a sociedade diz: - Compre, viva para comprar, participe de uma rede social e crie milhares de amigos. Mas no fim a solidão não passa. Como o mundo vive de uma forma superficial tudo acaba se tornando frágil, e, assim o que se pensava poder curar essa doença na verdade a piora.
Em um mundo onde o tempo é visto como dinheiro as pessoas buscam relações rápidas, onde se busca uma amizade forte e saudável com alguém que você mal teve tempo para conhecer. As amizades necessita de tempo para ser edificadas, mas o tempo é usado para outras buscar nessa sociedade.
Então o que fazer?
Esqueça o conceito geral de felicidade, onde você é feliz pelo que tem. A felicidade em si tem mais a ver com o aproveitamento de cada detalhe na vida, observando e tentando aprender de cada erro ou acerto, de dizer um bom dia e ajudar o próximo sem mesmo conhecê-lo. De se sentir bem consigo após olhar no espelho ou refletir sobre suas atitudes. O que é realmente felicidade ninguém afirma com exatidão, mas certamente não é o que a sociedade capitalista tenta repassar para você, pois assim o mundo não estaria vivendo de uma profunda solidão/depressão.
Entenda melhor a solidão atual por este vídeo bem ilustrado e bem explicativo:
"A solidão que está em cada pessoa pode ser mudada com a união delas."
Há muito tempo sempre fui uma pessoa muito triste e solitária o que você colocou nessa frase era tudo que sentia :
ResponderExcluir"A solidão começa a criar uma enorme carência de atenção e isso afeta a tal ponto que você faz de tudo para curá-la" essa frase é verdade estava tão triste e me sentindo solitária, o único lugar que me sentia feliz de verdade, era com Jesus que foi tirando isso de mim, só com ele que tive a verdadeira alegria, com as outras coisas que o mundo fala o que é ser feliz como: ter carros, casas, roupas, milhares amigos, como você disse no texto eu nunca tive alegria não. Todos os textos que você está fazendo são assuntos que eu estou pensando, se você estiver triste não desanime, vá para Jesus ele o alegrará abundantemente.Muito bom o texto.
Graças a Deus Patrícia esse não é meu caso ainda de estar solitário e tudo mais. Mas isso todo mundo passa, alguns enfrentam de uma forma melhor outros apenas pioram a situação...
ResponderExcluirEspero que continue gostando dos textos, :)