quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Hipocrisia

Se frase lhe tocar, então busque rever os seus conceitos.

   Vivemos num mundo com tanta hipocrisia que é difícil saber se há alguém que faz o que prega ou se faz a mesma coisa que normalmente faz na frente de muitas pessoas.
   De que adianta dizer que ama a Deus, Jesus, Buda, Alá, e seus ensinamentos se não faz jus ao seus nomes e seus mandamentos. De que adianta dizer e aprender que deve alimentar, ajudar quem realmente precisa, mas ao chegar uma simples pessoa lhe pedindo algo, pode ser até um simples pão, você vira a cara como se ela fosse algo ruim, podre, algo sem valor. Você tanto mostra sua hipocrisia, seu lado egoísta, como também infringe leis que você mesmo falou que as outras pessoas deviam seguir.
   Mas usam aquela frase para fugir: "Faça o que eu digo, mas não faça o que faço." Acha mesmo que isso é um jeito de ensinar alguém? Foi provado que as pessoas, seja quem for, aprende com ações, praticas e não com palavras, de que adianta eu dizer: -Filho não beba, pois isso lhe faz mal. - Todo dia eu me encontro em um bar bebendo? Acha que meu filho iria me escutar? Claro que não!
   Procurem antes de querer ensinar alguém sobre qualquer ensinamento, olhe para você mesmo, reflita consigo e veja se realmente você faz o que prega, se não está fugindo de suas próprias ideias ou forçando alguém a aceitá-las se você mesmo não aceita ou cumpre-as. Seja de um simples "não responda os mais velhos", como também algo mais complexo "Deus quer que você faça o bem para num futuro ter uma vida melhor."
   Se você é alguém que mesmo errando, pecando, sempre tenta corrigir, meus parabéns! Você mostra que tem determinação e, realmente procura fazer o que fala. Se você não faz isso, irmão, você tem que rever seus pensamentos, pois realmente você está errado.
   Devemos pensar assim: "Minha palavra deve valer mais que qualquer documento assinado."
Temos que trabalhar nisso, seja em relação a busca por Deus, por promessas feitas a amigos, a namoradas (os), a familiares, o que procuramos repassar a alguém, com palavras cheias de ideias deve ser feito, e não acabar sendo palavra vazias.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Palavras ao vento


Mostrarei uma história que vi a um tempo  atrás em uma revista e gostei muito e estou repassando para que vocês tirem suas conclusões e pensem se concordam ou não com isso, ou algo mais a acrescentar.

                                            Travesseiro de Penas

          Certo homem percorreu a cidade caluniando o sábio local. Mais tarde, o tagarela deu-se conta do dano que causara e dirigiu-se ao sábio para pedir perdão, prontificando-se a fazer qualquer coisa para reparar o seu erro. O sábio só tinha um pedido: que o caluniador apanhasse um travesseiro de penas e o abrisse, espalhando as penas ao vento. Embora intrigado com o pedido, o tagarela fez o que lhe foi mandado e, daí voltou a falar com o sábio
-Estou perdoado?, perguntou.
-Primeiro, vá e ajunte todas as penas, respondeu o sábio.
-Mas como? O vento as espalhou.
“Reparar o dano causado pelas suas palavras é tão difícil como recolher todas as penas.”
 

A história como a frase Chinesa: "Há coisas que nunca voltam atrás: A flecha lançada e as palavras pronunciadas." Mostram que por mais que nos arrependemos muitas vezes do que possamos falar de alguém, mesmo pedindo desculpas, não será suficiente. Por mais que a pessoa lhe perdoe, e tente esquecer, sempre haverá uma pequena mágoa, tristeza no coração da pessoa, e dependendo do que foi falado em coisas prejudiciais que ainda possam continuar acontecendo, como espalhar boatos sobre alguém.
Antes de falar algo, por mais simples que seja,  procure pensar não apenas uma vez, mas duas ou três antes de proferir a palavra, pois depois de ter sido lançada, ela não pode voltar.






quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Somos mais presentes ou ausentes?

  Já faz algum tempo que ando percebendo que estamos com um número grande de amigos, por facebook, whats app, twitter, etc. Porém poucos amigos de verdade, aqueles que quando precisamos estão lá para nos apoiar, aqueles que não precisa você estar ON pra ele lembrar que você existe.
Antigamente pedíamos aos nossos pais para dormir na casa de nossos amigos para passar a noite ou jogando vídeo-game até vir o sono, brincar até tarde na calçada, assistir filmes e conversar, ou até mesmo para ter a companhia. Porém hoje vejo as crianças dormindo na casa das amigos, a primeira coisa que pergunta: - Qual a senha do Wi-fi. Ai depois de conseguir a senha, ficam todos os "amigos" passando a noite em claro usando a internet, podendo aproveitar algo melhor que é a presença de um amigo mesmo.
  Talvez não estamos aproveitando a vantagem de ter uma rede social, ela nos aproxima de amigos distantes, podendo falar com eles em momentos que talvez não pudéssemos, como trabalho, quando viajamos, mas a rede social deve ser colocada pra escanteio quando temos a oportunidade de estar presencialmente com os eles, pois assim fortalecemos a amizade e descobrimos quem realmente é quem. Muitas pessoas só consegue ter algo por meio virtual, e quando tem algo físico não se desliga do virtual ou não consegue interagir pessoalmente como irei falar...
Já pensou que quando você sai com algum amigo o quão chato você está sendo quando sentamos em um banco para conversar e o que ele faz é teclar no celular para responder mensagens vindas de redes sociais. Isso acaba mostrando que se interessa no celular do que no próprio amigo que está ao seu lado.
  Vamos dar atenção presencial a quem nos importamos, não é a mesma coisa ser amigo virtual e pessoal, uma relação pessoal é muito mais proveitosa, você conhece a pessoa, passa a ver quem realmente é, pois por mais que tentamos repassar quem somos pela internet sempre deixamos algo oculto. Convide-os para sair, conversem COM ELES, seja um amigo que os visita em suas casas, que procuram realmente saber realmente como seu amigo está, e não apenas uma frase como -Como você está?

  Procurem refletir na frase desta imagem:




"Não temos Wi-fi... Falem entre si!"

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Medo de agir

Existe um texto que vi a muito tempo que possuí uma história com um ótimo ensinamento. Por não encontrar mais ela na internet, pretendo transcrevê-lo para que vocês possam aproveitar o ensinamento do texto.
   Colegial:
Éramos melhores amigos, ela me pediu o caderno para copiar as matérias atrasadas... Como queria dizer a ela que a amo, mas não sei se ela me veria com os mesmos olhos.
   Ensino Médio:
Um dia ela chega em minha casa chorando, triste, pois tinha brigado com seu namorado, sentia inveja dele e caso eu pudesse ser ele, nunca a deixaria triste... Como eu queria dizer a ela que a amo, mas eu não sei se ela me veria com os mesmos olhos.
   Baile de Formatura:
Nós combinamos de ir juntos, ao passar em sua casa para buscá-la, nunca tinha a visto tão bela e deslumbrante como naquele dia, fomos para o baile juntos e passamos a noite conversando... Como eu queria dizer a ela que a amo, mas não sei se ela me veria com os mesmos olhos.
   Casamento:
Hoje estou no casamento da mulher que sempre amei, e ela está se casando com outro, será que poderia ser diferente? Queria ter uma oportunidade de conversar com ela um último momento... Como eu queria dizer a ela que a amo, mas não sei se ela me veria com os mesmos olhos.
   Enterro:
Hoje estou chorando, chorando porquê a mulher que sempre amei morreu, e no seu enterro seu pai leu um pequeno trecho no diário de sua filha: "Nós éramos grandes amigos, sempre me senti bem ao seu lado... Como queria dizer a ele o que o amo, mas não sei se ele me veria com os mesmos olhos."


  Sabemos que em qualquer fase de nossa vida, o medo de ser rejeitado ou de receber um "não" é mais forte que nosso sentimento, isso em qualquer questão, as vezes de amizades, de ações, como também quando estamos apaixonados. Sempre temos esse medo de tentar e receber um não, seja ele de quem for.
  Há um trecho em um livro das Crônicas de Nárnia que diz: "Balance o sino e se arrependa agora do que talvez possa acontecer, ou vá para a casa e arrependa-se pelo resto da vida imaginando o que poderia ter acontecido."
Isso acontece muito em nossas vidas, sempre temos esse medo que sempre prejudica, talvez poderíamos conquistar mundos sem esse receio de receber um não. Falo tanto por mim como por meus amigos, já sofri medo de rejeição, mas percebi que é menos doloroso sofrer com um simples "não" do que sofrer imaginando "se" poderia dar certo.
  Portanto procurem ver, principalmente em questões amorosas, se você gosta de alguém, fale, o que pode acontecer é receber um não que indica que essa pessoa não era pra você. Mas caso receba um sim, poderá ter conquistado seu amor e acima de tudo, ter superado seu medo.

"Se deixarmos o medo de ser rejeitados ser maior do que nossos sentimentos perderemos muito com isso."

domingo, 20 de outubro de 2013

Saber e Repassar

   Desde quando começamos a aprender coisas e entendê-las, sempre temos a necessidade de repassar nosso conhecimento, isso ocorre principalmente na infância.
    Mas percebemos que ao passar do tempo ficamos mais egoísta, as vezes é uma ideia de um simples trabalho que poderíamos ajudar o colega, as vezes é um pequeno conhecimento que preferimos não repassar. E a sociedade é manipula as pessoas para serem egoístas, parece que a vida nos faz mostrar que o próximo pode ser um adversário invés de um aliado ou companheiro.
    Nessa cultura de hoje, aprendemos muito e ao mesmo tempo pouco. Aprendemos com uma facilidade muito grande vários assuntos, existem blogs, notícias online, mas não nos aprofundamos em quase nada, não existi mais livro de pesquisas hoje em dia, como dizem: Se no Google não tem, então não existe, e acaba tornando muito ralo nosso conhecimento. Isso é ruim, pois estamos nos tornando superficiais tanto em conhecimento como em pessoa (pretendo falar mais disso outro momento).
    Quando pretendemos ter filhos não é apenas para a necessidade natural de procriar e repassar os genes, mas uma necessidade maior de compartilhar nossas aprendizagens, tudo que sabemos tentamos repassar e ensinar ao nossos filhos: o que é certo e errado, e o que vimos que nossos pais erraram e acertaram conosco.
   Antigamente as pessoas escreviam em livros, diários, cartas, etc. Mesmo que essas pessoas não tivessem tido a oportunidade de ter um filho, elas deixaram seus aprendizados nesses papéis, pois alguém os leu e aprendeu, e assim se deu tudo que vemos hoje. A vida humana é curta, mas com esse repassar de conhecimentos conseguimos evoluir e crescer.
   Busquem aprender e depois repassar tudo, seja em um filme, pequeno texto, conversa com amigos, sempre há um aprendizado que pode ser retirado e usado na nossa vida e se quisermos a do próximo também.

 "O sábio é aquele que repassa seus conhecimentos."
"O sábio é aquele que tenta aprender com os erros dos outros antes mesmo de errar."