Muitos erros que a pessoa comete durante toda sua vida servem como um direcionador que conforme os erros vão sendo cometidos e há um momento de reflexão então ele ensina algo, como a andar de bicicleta sem rodinhas, ao cair a pessoa tende a encontrar o ponto de equilíbrio do próprio corpo para assim não cair mais. Assim se da em tudo que ocorre na vida. Algumas pessoas buscam aprender com o próprio erro e os erros de pessoas mais vividas, outras porém continuam persistindo no mesmo erro e não sabem o porquê continua sempre acontecendo as mesmas coisas.
O erro é algo muito ruim, porém muito importante para o amadurecimento de quem comete e de quem sofre as consequências de tal erro. Porém por mais que o erro seja algo inevitável na vida de todos, o arrependimento deve vir junto com o erro. Quando sabe-se que errou e mesmo assim não procura se arrepender ou mudar as próprias atitudes seria como jogar Xadrez onde você faz sempre os mesmos movimentos contra o outro jogador, ele irá aprender e sempre irá vencer de você.
Quando a pessoa se torna madura ela entende que as suas falhas não atingem unicamente ela, mas sim as pessoas e as coisas a sua volta, como: amigos, familiares, namoro, trabalho, etc. Então para que mostre maturidade e preocupação pelo outro lado que também foi atingido pelo seu erro, nesse determinado momento deve-se pedir desculpas pelo erro cometido.
Pedir desculpas não necessariamente resolve as coisas, a pessoa que pede desculpas e continua sempre a fazer as mesmas coisas não condiz com o arrependimento dito, sendo assim ela não está arrependida sobre ter cometido o erro, pois persiste no mesmo.
Mas afinal o arrependimento e o perdão existem?
Sim, eles existem. Mas é algo que necessita de muita maturidade das duas partes, a que errou e a que foi prejudicada. Para a pessoa que errou precisa-se de maturidade para admitir a falha, saber onde errou e buscar não fazer a mesma coisa, e isso as vezes é uma luta constante contra si mesmo, pois pode ser algo próprio de cada um, como: uma pessoa que se irrita muito fácil pode machucar verbalmente ou fisicamente alguém sem pensar e quando a pessoa percebe o que fez e está arrependida ela luta contra o próprio jeito para evitar de machucar a outra pessoa. Para a pessoa que foi prejudicada precisa-se de maturidade, fé, paciência e compreensão para perdoar, pois como a pessoa que errou pode mostrar arrependida se não tem outra chance para tentar mudar ou amenizar o ocorrido? Claro que há coisas que nunca voltam, mas não quer dizer que a pessoa não possa se arrepender por ter feito tal coisa.
O arrependimento é algo que necessita de um bem querer com a outra pessoa para poder realmente existir, caso contrário ele não vai ser verdadeiro, precisa-se de uma luta constante contra os impulsos, precisa-se de uma autorreflexão diária para saber se está realmente demonstrando arrependimento ou as ações não condiz com isso, precisa-se de coragem de fazer coisas para mostrar que está arrependido que nunca faria normalmente.
A pessoa que perdoa é o caso que muda mais de pessoa para pessoa, algumas não conseguem perdoar determinadas coisas, pois sempre irá vir na memória o ocorrido e isso atrapalhará caso queira ter o contato novamente com a fonte do erro. Outras já perdoam parcialmente, esquecem o que aconteceu, mas nunca conseguem mais ficar tão a vontade ou se entregar à relação como antes, fica com medo ou receio de que a outra pessoa faça a mesma coisa ou algo que possa machuca-la. Outros já conseguem esquecer e realmente dar a segunda chance como se esquecesse totalmente o ocorrido.
Para seguir e dar certo seja a amizade, o laço familiar ou o namoro/casamento as duas partes precisam trabalhar juntas. A pessoa arrependida deve sempre procurar ser alguém melhor mostrando que o erro aconteceu e ela fará de tudo para que não ocorra novamente. A pessoa que sofreu com isso deverá dar a oportunidade e fazer o possível para que a pessoa possa entrar novamente na sua vida, dialogando com ela e mostrando os seus pensamentos é a melhor forma de conseguir isso. (Um exemplo sobre deixar o orgulho de pedir desculpas pode resolver muita coisa: Orgulho, algo que não leva a nada)
Assim para entender como deve funcionar o arrependimento e o perdão na sua vida, você tem de refletir sobre a frase:
"Tens de amar o teu próximo como a ti mesmo" - Mateus 22:39