Antes de começar a ler assista o vídeo (caso não tenha lido a parte I - Aprenda de seus pais - Parte I):
Quando a pessoa é nova tem como espelho seus pais, tudo que aprendem, tudo que ele se tornará dependerá dos seus pais. Por isso os pais em sua maioria tentam ser uma boa "forma" para moldar bem seus filhos. Eles procuram dar o que acham que faltaram de bom na sua criação e repetir o que deu certo quando foram criados. Os filhos por sua vez analisa e escolhe quais informações de sua criação usar quando forem pais (a visão muda muito conforme o tempo vai passando).
Porém com a idade as etapas de referências vão mudando, no inicio apenas eram seus pais, depois passa a ser seus amigos ou pessoas de fora. Com o tempo a pessoa vai achando que os pais poderiam ser melhores, poderiam fazer tal coisa de uma forma diferente, mas esquecem que eles também pensavam assim, tiverem momentos diferentes e alguns iguais dos seus. Acabam acreditando que os amigos ou conhecidos têm um conhecimento de vida melhor e maior que de seus pais. Isso se torna algo muito complicado na adolescência dos jovens, pois será onde mais precisará que os pais dialoguem e mostrem em ações o mundo como ele é.
Para alguns pais que apanharam quando novo decidem que não devem fazer isso com seus filhos, outros não. Cada um teve sua forma de criação e pensa saber também fazer o mesmo melhor. Mas independente de que como os pais dão essa educação, mostrará resultados positivos ou não no futuro do filho.
Quando os pais buscam mostrar o certo e o melhor, em ações os filhos aprendem muito mais rápido e de forma mais transparente do que apenas em palavras. Serem pais é como Provérbios 22:6 diz: "Educa o rapaz segundo o caminho que é para ele; Mesmo quando envelhecer não se desviará dele". É complicado seguir a ideia de educar e não prender, as vezes tendem-se a cortas as asas do filho ao invés de ensinar aonde e como voar.
Os filhos em boa parte tendem a não acreditar no conhecimento dos pais, claro que eles não sabem de tudo, mas em boa parte eles têm o conhecimento que poderá auxiliar muito na vida dos filhos, será muito melhor aprender no carinho, ou nas palmadas em casa dos pais, do que apanhar da polícia ou dos de fora para entender que se deve respeitar o próximo ou algo assim. Os filhos tendem a ser ingratos, magoaram os pais muitas vezes, mas os pais entenderão que isso as vezes é uma fase e precisa-se de um cuidado melhor. Não importa quantas vezes ou como o filho magoa seus pais, os pais devem estar ao lado, para que ele não caia, dando correções quando necessárias e elogios quando merecidos.
Os pais mostram o futuro. Quando comentam: -Não vá andar por aquela rua, ou não invente de beber e dirigir. Os filhos por sua vez acham que o mal é imaginação dos pais e pensam que eles estão errados e seus amigos certos, continuam a contrariar os pais e depois se arrepende amargamente por não ter escutado-os
O mais complicado tanto para os pais como para os filhos é poder ajudar o filho quando ele precisar de algo (como um: livro, brinquedo, etc.) e entender que não se pode ter tudo, ou que as condições as vezes estão difíceis, respectivamente. Para isso alguns pais tentam fazer o possível para dar uma vida mais agradável do que a que tiveram, trabalhando mais tempo, fazendo empréstimos, até vendendo algumas coisas próprias para dar algo para seus filhos.
Alguns pais mostram o sacrifício que fazem de acordar cedo e ir trabalhar para poder sustentar a família, voltar a noite e ainda arrumar a casa, ainda quando possível dando atenção ao filho. As vezes isso não é visto de início pelos próprios filhos, mas pode ter certeza que em um momento o filho(a) perceberá as ações de seus pais e tentará basear a sua própria vida nisso.
Após a idade dos filhos aumentarem eles tendem a se arrepender por não ter feito algumas coisas aos seus pais, dado o respeito merecido, mostrado o quanto os amava. Tendem a entender a forma como foi educado, do porquê recebeu um NÃO naquela hora, porquê os pais falaram para ele cortar relações com aquela "amizade" que pensava ser uma boa companhia. Isso e muito mais vai ficando claro com o amadurecimento, o problema é se demorar para amadurecer e não retribuir o feito dos pais com carinho, respeito e orgulhando-os. Então se você ainda tem a oportunidade não deixe isso passar.
"Uma mãe deixou uma carta no livro de seu filho que dizia: [...]Não deixe que eu parta para que possa dizer palavras bonitas em pedras frias[...]"