Antes uma relação à distância era praticamente impossível, não havia ligações ou fotos sendo mandadas na mesma hora, esperava semanas para receber uma simples carta e mais semanas para a resposta chegar. Hoje têm a tecnologia que lhe permite mandar, falar, conversar, ver, a pessoa à qual queremos manter o contato, não importa onde esteja, apenas que possua uma conexão com à internet.
Embora antigamente existisse a infidelidade, era num nível bem menor do que hoje e numa forma menos falsa (Hoje o casal está do lado do outro conversando com um amante por mensagens, por exemplo). Antigamente relacionamentos duravam, pois onde havia discussões e problemas eram resolvidos ali mesmo, ao invés de achar que cada um por si é melhor, ou que "se não der certo arruma outro". (Para um melhor entendimento sobre o assunto: Casamento). Hoje se veem os casais com segredos, onde esses segredos é sobre contatos e conversas com pessoas de uma forma nada fiel. Hoje em dia essa piada se torna tristemente verdadeira:
- Amor, você me ama?
- Claro!
- Então mate um leão para mim.
- Mas amor se eu for tentar eu vou morrer!
- Então me entrega seu celular.
- (Depois de um tempo)... Tá aqui o leão!
Por mais engraçado que seja, ela é tão real na atualidade que isso é horrível, pois quem sabe você pode acabar passando ou fazendo isso. Culpam o celular ou aplicativos por estar fazendo a infidelidade mais presente na vida amorosa, mas os celulares não são usados só, alguém está procurando atenção de alguém que não é seu namorado(a)/marido(esposa), não é?
Outro grande problema são os encontros. Todo encontro, não importa se é de amigos ou namorados, o celular parece mais atraente do que uma conversa pessoalmente. Todos sentam ao redor de uma mesa, ou num banco de uma praça, mas a única conversa que acontece ali é silenciosa, é entre pessoas que não estão presentes. Ao mesmo tempo que reclamam da solidão não percebem que quando há oportunidade para se fazer algo junto não faz.
É algo familiar para você? |
À tecnologia aproximou muito às pessoas, porém sem um controle de quando e como usá-la está fazendo a ação oposta. Hoje muitas pessoas estão preferindo manter uma conversa por mensagens ao se encontrar pessoalmente. E quando se encontram não sabem interagir, pois numa conversa por mensagem há um tempo grande entre uma resposta e outra, onde você pode ser quem você quiser ser. Porém pessoalmente não há essa liberdade, é o olho no olho e cada segundo de silêncio entre sua resposta vai mostrando quem realmente é.
Para um vídeo que explica meu texto:
Levante a cabeça e largue o celular - Gary Turk
"O DESAFIO para a raça humana agora é SER MAIS INTERESSANTE para os outros do que seus smartphones." - Alain de Boton.