quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Para consertar o mundo precisa consertar primeiro o homem

"Um homem muito preocupado com os problemas do mundo passava dias em seu escritório, tentando encontrar meios de consertar o planeta.
Certo dia, seu filho de 7 anos entrou em seu escritório decidido a ajudá-lo.
O homem, nervoso pela interrupção, tentou fazer o filho brincar em outro lugar. Vendo que seria impossível removê-lo, procurou algo que pudesse distrair a criança. De repente, deparou-se com o mapa do mundo. Estava ali o que procurava. Recortou o mapa em vários pedaços e, junto com um rolo de fita adesiva entregou ao filho dizendo:
- Você gosta de quebra-cabeça? Então vou lhe dar o mundo para consertar. Aqui está ele todo quebrado. Veja se consegue consertá-lo bem direitinho! Mas faça tudo sozinho!
Pelos seus cálculos, a criança levaria dias para recompor o mapa. Passados alguns minutos, ouviu o filho chamando-o calmamente:
- Pai consegui! Terminei tudo!
A princípio, o pai não deu crédito ao chamado do filho. Seria impossível uma criança de 7 anos conseguir recompor um mapa que jamais tinha visto. Relutante, o homem levantou os olhos de suas anotações, certo de que veria um trabalho digno de uma criança. Para sua surpresa, o mapa estava completo. Todos os pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares. Ficou boquiaberto. Pensou: como seria possível? Como o menino de 7 anos foi capaz de tal feito? E resolveu perguntar:
- Meu filho, você não sabia como era o mundo, como conseguiu montá-lo completamente?
 E a criança respondeu:
- Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel do jornal para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem. Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei, mas não consegui. Foi aí que me lembrei do homem, virei os recortes e comecei a consertar o homem do outro lado da folha, pois o homem eu sabia como era. Quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que havia consertado o mundo!"


O homem de hoje se preocupa muito em arrumar soluções para salvar o planeta, inventar novas tecnologias, mas esquece sempre do que mais carece para isso, uma autotransformação. Esquece que ajudar o próximo mesmo quando ele quem precisa de ajuda. Perceber isso é uma ação que pode salvar o planeta.
 Os seres humanos esquecem que guardar o papel no bolso para depois jogar no lixo ao invés de jogar o papel no chão é uma ação de salvar o planeta, esquecem de que a árvore que derruba é a sombra e a qualidade dor ar que ele perde, tudo isso e muito mais são ações para salvar o planeta.
  O ser humano tem uma mania de crescer e crescer, mas nesses tempo talvez ele tenha crescido, mas esqueceu que quando crescem sem olhar a qual custo só é mais fácil levar um tombo. O humano de hoje busca crescer, mas crescer passando por cima dos outros, sendo completamente egoísta.

Mas não foram os próprios pais que falaram para dividir o pão com o próximo, amar e respeitar? É estranho que mesmo o homem que é movido para mover em sociedade/grupo ele está sendo levado a passar por cima de todos e pensar só em si, e nós sabemos onde isso está levando. Basta olhar para a natureza. Não falo de aquecimento global, falo da poluição, das lindas matas sendo destruídas, dos animais que estão sendo levados a extinção, das crianças passando fome enquanto muitos luxam, das guerras que as grandes e ricas potências fazem sob os países debilitados já pela própria natureza e história.
Tudo isso o ser humano causa aos outros e causa a si. Newton dizia: -A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade.

Um novo ano está surgindo, mas parece que não vai haver nada de novo se eu, você e todos os outros não mudarmos. De que adianta ter um novo dia onde poderia fazer coisas novas, consertar os erros, melhorar as qualidades, mas se insistimos em repetir tudo igual? Haverá um dia que não irá haver mais essa oportunidade e então virá o arrependimento.

"Busque mudanças, o mundo é grande e todos precisam de todos, sem exceção. Não seja egoísta, procure ser compreensivo e paciente. Um novo ano está vindo e só você pode fazer com que ele venha com mudanças boas ou não."