quinta-feira, 17 de abril de 2014

Ditadura ou a Pseudo-Democracia?

  Hoje se vê muitas pessoas discutindo sobre a volta da ditadura, mas será que elas conhecem ou entendem o que foi realmente essa ditadura em 64? Muitos dos que postam algo relacionado não viveram neste período, então o pouco que conhecem é por conhecimento empírico ou pela disciplina de História quando estudavam e se estudavam, onde na escola explicam de uma forma branda os fatos ocorridos na época.
 Outro motivo que levam as pessoas a achar que a volta da ditadura é uma solução seria pela falta de esperança no sistema político atual, ocasionado por inúmeros motivos, como: corrupção, injustiça, inflação, aumento de impostos, aumento da diferença social, impunidade, são tantas coisas que fica difícil colocar num texto breve.
  A intenção deste texto é mostrar um pouco de cada lado.

   Ditadura: 
  Foi um período um conturbado, onde os militares tomaram o controle do país com o apoio dos Estados Unidos, esse golpe de estado foi feito com intenções de que o "comunismo" não se apossasse do país. Porém há grande dúvidas sobre os reais objetivos.
  Foi um período onde houve um grande controle das informações publicadas, onde o país não poderia ser contra o governo militar, onde músicas, teatro, livros, entre outros meios de expressões foram proibidos por mostrar ideais contra a Ditadura instalada no país.
  Hoje por conta do atual sistema político muitos esquecem o que realmente houve nesta época, dizendo que foram ações justificáveis, como Maquiavel idealizava essas pessoas também estão pensando que: "Os fins justificam os meios." Mas será que justifica mesmo? Muitos usam como desculpa o grande aumento do PIB em 10% ao ano como algo fantástico, mas não sabem o que se passou depois ou a que custo foi isso. Outros não pensam sobre a corrupção nessa época, mas talvez houve mais do que hoje em dia. Não pensam nas mortes, torturas contra esquerdistas, protestantes.
  Alguns falam da qualidade da educação. A educação foi priorizada, recebeu mais investimentos, porém com a rigidez do o país naquela época não poderia haver críticos, imagine você estudar para não poder criticar o que acha errado ou poder pensar livremente.

  Alguns textos falando sobre a época da Ditadura:

  "A corrupção garantiu a passagem da tortura quando esta precisou transbordar para outras áreas da atividade pública, de modo a obter cumplicidade e legitimar seus resultados. Para a tortura funcionar é preciso que na máquina judiciária existam aqueles que reconheçam como legais e verossímeis processos absurdos, confissões renegadas, laudos periciais mentirosos. Também é necessário encontrar gente disposta a fraudar autópsias, autos de corpo de delito e a receber presos marcados pela violência física. É preciso, ainda, descobrir empresários dispostos a fornecer dotações extra-orçamentárias para que a máquina de repressão política funcione com maior precisão e eficácia."

  "O governo Médici se vangloriava do "milagre econômico", apontando-o como uma conquista do regime militar. Porém, a fase de prosperidade da economia brasileira tinha muito mais causas externas (internacionais) do que internas. Por isso, quando a situação da economia mundial se tornou adversa, o "milagre" brasileiro chegou ao fim.
O "milagre econômico" teve um custo social e econômico altíssimo para o país. A brutal concentração da renda impediu que as camadas populares melhorassem sua condição de vida. As desigualdades sociais e a pobreza aumentaram neste período.
Além disso, o controle governamental dos sindicatos impediu a livre organização dos trabalhadores e, consequentemente, a conquista de direitos e compensações salariais. Os empréstimos estrangeiros geraram uma dívida externa tão elevada e custosa, que bloqueou por décadas o crescimento e desenvolvimento sustentável do país."

  "Em 1979, apenas 4% da população economicamente ativa do Rio de Janeiro e São Paulo ganha acima de dez salários mínimos. A maioria, 40%, recebe até três salários mínimos. Além disso, o valor real do salário mínimo cai drasticamente. Em 1959, um trabalhador que ganhasse salário mínimo precisava trabalhar 65 horas para comprar os alimentos necessários à sua família. No final da década de 70 o número de horas necessárias passa para 153. No campo, a maior parte dos trabalhadores não recebe sequer o salário mínimo." - Carlos Frederico Pereira da Silva Gama

  Pseudo-Democracia:
   Hoje pode-se ver grandes problemas na administração do país, escolas caindo aos pedaços, hospitais onde pacientes são tratados no chão, onde Fortaleza-Ceará é a 7ª cidade mais violenta do mundo. Não é a toa que o país está assim, ele desde épocas antes da "democracia" era corrompido, e que perdurou até os dias atuais. Sem falar que a população é corrupta, vive de buscar vantagens a custa dos outros, onde a população indica para cargo de PRESIDENTE alguém sem escolaridade, alguém que não sabe falar direito, apenas por carisma.
 Mensalão, Sangue-sugas, Transposição do Rio São Francisco, Mensalão Mineiro, tudo isso está envolvido na corrupção. O país se revolta por haver corrupção, conhecimento sobre isso, porém não há condenação. Se revolta por políticos que deviam ser a voz do povo como indica o nome Democracia (Governo do povo; soberania popular; democratismo), mas no fim anda bem longe disso, políticos apenas aprovam leis a sua própria vantagem. Se revolta por filho de Eike Batista, Thor Batista ser condenado a pagar reais por ter matado uma pessoa sem ir preso.
  Não há como negar a escuridão que está o país e a tendência de piorar cada vez mais.

  Mas então será que as únicas soluções são viver em uma Falsa Democracia ou na Ditadura Militar?

  Muitas pessoas por estarem desapontados com o atual governo esquecem os fatos passados, minimizando os acontecimentos anteriores numa falsa esperança de uma melhora futura, poucos buscam uma nova mudança, buscam algo que não foi pensado ainda, preferem repetir erros à buscar novas e futuras soluções.
  O Próprio General Heleno disse que a democracia é o caminho e que voltar a ditadura militar é estupidez (Fonte da informação: Folha Política - General Heleno)
  Todos deveriam saber que o sistema político atual, principalmente por quem está no poder não é nada vantajoso, mas voltar a um estado rígido, onde você terá direito apenas de concordar, nunca discordar.
  O que será dos grandes pensadores onde o conhecimento e ideias contrárias são proibidas? Estarão essas pessoas desejando voltar a idade média, onde quem era contra a igreja católica era condenado a torturas desumanas, morte, apenas por ser contra os ideais dela?
  Eu como blogueiro estou preocupado. Onde o sistema atual fazem leis como a do Marco Civil para controlar as informações na internet, onde eu por ser contra o atual governo e seu sistema posso acabar sendo punido de alguma forma por demonstrar meu ponto de vista. Mas também preocupado caso o país entre em outro período ditatorial, o que será de alguém como eu ou outras pessoas que compartilham seus pensamentos contra o governo?
  Espero que não chegue a ser criticado ou punido a mostrar o que penso.


   Ambos estão muito parecidos em algumas coisas, o sistema de combate a protestos são os mesmos, o desejo do controle do conhecimento que é repassado é o mesmo, pessoas estão morrendo, não da mesma forma, mas morrendo por falta de leitos em hospitais, etc. 

  Então qual a solução?

  AINDA há liberdade de comunicar-se, de organizar protestos, de mudar o que não gostamos, um grande protesto que houve em 17 de Junho de 2013 mostra que quando há a união em busca de um mesmo ideal pode-se conseguir mudanças. As pessoas não dependem de presidente ou deputado para alterar uma lei, se quisessem é só buscar seus direitos na rua, protestar, que cedo ou tarde a sua ideia vai se concretizar. É como o ditado: "Água mole em pedra dura tanto bate até que fura!"
  Busquem seus direitos, não esperem a ajuda cair do céu ou de um político que você sabe que não conhece nada além dos interesses próprios. Descruze os braços e levante da cadeira se você realmente quer mudanças. Caso contrário, não espere que o país se conserte sozinho!

  Uma música que gostaria de compartilhar com vocês onde a letra mostra uma realidade do povo passivo: 

  "Se o povo não conhece a própria história está condenado a repeti-la - Rosa De Saron - (Autor desconhecido)"


"Diferença" entre Ditadura Militar e a Democracia atual




Entenda um pouco mais da Ditadura militar nesse "jogo" Cinquenta anos do golpe de 64

Fontes: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/governo-medici-1969-1974-milagre-economico-e-a-tortura-oficial.htm
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/ditadura-militar-1964-1985-breve-historia-do-regime-militar.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Milagre_econ%C3%B4mico_brasileiro
http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/milagre-economico/
http://sociedadepovos.blogspot.com.br/2011/04/1964-1985-ditadura-militar-o-milagre.html
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/golpe-militar-de-1964-3-milagre-economico-nao-promoveu-igualdade-social.htm
http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/moralismo-capenga